ÉTICA EM NEGÓCIO
Seminário: ÉTICA EM NEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anitas • 22/5/2014 • Seminário • 516 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Em nosso dia-a-dia acompanhamos através da imprensa casos de corrupção envolvendo empresas e pessoas importantes em nosso país, e o caso Schincariol foi simplesmente mais um ocorrido.
A filosofia nos diz que a ética é o ramo que lida com o que é normalmente bom ou não, certo ou errado. Diante disso a sociedade mais exigente cobra transparência, seriedade e profissionalismo diante de um mercado complexo e competitivo.
Administrar os negócios em meio a este complexo, buscando objetivos e sustentabilidade, às vezes as empresas acabam tornando-se antiéticas e convivendo com dilemas tais como: ganância, favoritismo, alterações de relatórios contábeis, inadimplências, fraudes e políticas de estimular os funcionários a mentirem, o que foi constatado no caso da Schincariol.
Todo contador no momento em que recebe o diploma, tem o devido conhecimento sobre sua formação e atuação e jura exercer com zelo, responsabilidade e respeito às normas éticas da contabilidade. No caso da empresa em questão as normas foram infringidas. O contador não poderia assinar documentos contrários a legislação vigente, pois a transgressão dos preceitos éticos do código profissional , leva a penalidades que podem ser advertência reservada, censura reservada ou mesmo censura pública , encaminhada e julgada pelo Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade. Cabe ao contador identificar ameaças, avaliar os riscos e dar o tratamento adequado comunicando ao empregador ou cliente, em documento reservado, a situação que poderá influenciar na tomada de decisões.
Enfim a empresa Schincariol burlou, falsificou transgrediu fez transações ilícitas, visando lucros a qualquer preço, dando origem a injustiças, desigualdades e problemas sócios econômicos. A lei existe para reger a sociedade, uma vez que os envolvidos no caso agiram de má fé, portanto deverão sofrer as penalidades impostas pela mesma, indiferente de cargo, função e responsabilidade que tem na empresa e fora dela.
A velocidade em que a globalização impõe mudanças, exige que as relações humanas e organizacionais se acelerem, fazendo que as lideranças busquem atualizações constantes. Formar líderes a partir da ética não é uma tarefa fácil , pois se partirmos do princípio que liderança pode ser ou não ensinada.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Martins, Paulo Roberto(org.)Introdução ao direito público e privado: ciências contábeis/Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador.—São Paulo ; Pearson Education do Brasil, 2009.
Santos, Joenice Leandro Diniz dos Teoria da contabilidade:ciências contábeis/Joenice Leandro Diniz dos Santos.—São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009.
http://www.crc.org.br/legislacao/codetica.asp
...