Ética Proficional
Artigo: Ética Proficional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estenio31 • 30/9/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL
DESONESTIDADE ACADÊMICA, PLÁGIO E ÉTICA
Prof.ª BEATRIZ
Bruno Roseno C20754-3/ EC2V30
Estenio Miranda Alves C197EB-7/ EC2V30
Gonçalo Dias C194AJ-4/ EC2V30
Leandro Xavier da Silva C25FHI-0/ EC2W30
Lucas Alves de Lima C31JFH-5/ EC1S30
Miquéias Jorge C08375-5/ EC2V30
RESUMO
Com a evolução dos mecanismos de busca no ambiente online o plágio vem se tornando um dos maiores problemas acadêmicos. Considerada na literatura como um conjunto de comportamentos inadequados praticados pelos indivíduos, a desonestidade acadêmica abrange diversos tipos de atividades fraudulentas, como fraudes em exames escolares (realizadas com ou sem a permissão de colegas), a cópia de ideias alheias sem atribuir créditos ao autor (plágio), colaboração em atividades designadas para serem desenvolvidas de modo individual, fabricar ou falsificar bibliografias, beneficiar-se de trabalhos realizados por outros. Os alunos de hoje apresentam maior domínio do uso da tecnologia que as gerações anteriores, em um contexto de grande domínio, por parte da sociedade, das novas ferramentas tecnológicas, potencializam-se o problema de plágio acadêmico pela facilitação da cópia. A academia tem reconhecido diferentes tipos de plágio, entre eles destacam-se (1) o autoplágio, em que um indivíduo utiliza um trabalho próprio já publicado anteriormente, mas apresentado de maneira diversa, (2) a autoria fantasma, onde há a inserção de supostos autores que efetivamente não participaram de modo significativo, levando indivíduos a apropriação dos benefícios de conteúdos que os recompensa indevidamente, combinações em variados graus, (3) plágios literários (cópias de textos, integrais ou em partes, substituindo-lhes algumas palavras) e (4) plágios de conteúdos (em que as ideias de autores originais são representadas sem que lhes sejam reconhecidas as origens). O Plágio0 é corriqueiramente caracterizado como a apropriação inadequada de ideias, palavras e frases de autoria de outro indivíduo sem que haja a devida referência da obra ou do autor. O Plágio é o resultado de uma decisão individual, resultado de racionalização, uma decisão deliberada, construída com base em crenças pessoais e percepções de normas de controle. Os tipos de desonestidade acadêmica mais habitualmente listados pela literatura internacional são a fraude, o plágio, o auxílio externo e a fraude eletrônica.
Indivíduos que apresentam alto potencial de ocorrência de práticas profissionais eticamente questionáveis, também apresentaram comportamentos academicamente desonestos quando eram estudantes. Fatores como crenças e valores pessoais, influência do grupo, situações de pressão ( como falta de tempo ou a necessidade de obter boas notas), expectativa de obtenção de resultados fácies, confiança na capacidade de burlar os controles, são alguns dos elementos que vem sendo analisados pelas sociedades acadêmicas.
...