Ética protestante e espírito do capitalismo
Ensaio: Ética protestante e espírito do capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shayara • 18/9/2014 • Ensaio • 378 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, relaciona o papel do protestantismo com a formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno, entre suas conclusões é incorreto afirmar:
a.
Há proeminência de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negócios e empresários bem sucedidos.
b.
A motivação protestante para o trabalho, é que este é considerado um dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo,
c.
Buscando sair-se bem na profissão, mostrando sua virtude e vocação, o protestante se adequa mais facilmente ao mercado de trabalho.
d.
Weber constata que não há relação entre religião e afirmação do capitalismo, pois religião e desenvolvimento econômico são temas que não se relacionam.
e.
Weber constata que a motivação para o trabalho está ligada à um sentido estabelecido pela religião, por isso é possível estabelecer relação entre desenvolvimento do capitalismo e reforma protestante.
0 pontos
Pergunta 3
Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:
a.
A condição que o ser humano alcança quando vive em razão do dinheiro, condição análoga a de um viciado.
b.
A visão utópica da vida em sociedade
c.
A implantação do comunismo, como solução para uma sociedade justa e igualitária
d.
Um distúrbio mental ocasionado pelos altos índices de produtos nocivos à saúde das pessoas que trabalhavam nas indústrias sustentadas pelo capitalismo.
e.
A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.
0 pontos
Pergunta 4
Assinale abaixo qual das alternativas corresponde à idéia de Émile Durkheim sobre a divisão de trabalho:
a.
Uma das conseqüências da divisão de trabalho é a alienação do trabalhador;
b.
A divisão do trabalho não leva ao bom funcionamento da sociedade pois
...