Analise bibliograficas
Por: itielly • 8/9/2015 • Artigo • 655 Palavras (3 Páginas) • 801 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Análise Bibliográfica
SERVIÇO SOCIAL
7ª Série
[pic 1]
Usuários de Álcool e Drogas
Nome do tutor presencial: Regina Coelum Barbosa Falcão
Nome do tutor à distância: Jôsi Greffe
Nomes dos Componentes:
Evellyn Julião da silva– RA: 43044773197
Fernanda Oliveira Fernandes– RA: 1299831605
Francisca Rodrigues de Mendonça- RA: 4352048981
Rosa Nete Lima Bonfim – RA: 4300068022
Maria DomingasBemvido Santana- RA:4704881609
Brasília,22 de abril de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução------------------------------------------------ 04
2. Formulação do Problema-----------------------------05
3. Objetivos--------------------------------------------------06
1. Objetivo Geral--------------------------------------------06
2. Objetivos Específicos---------------------------------06
4. Justificativa---------------------------------------------07
5. Referencial Teórico-----------------------------------08
6. Procedimentos Metodológicos----------------------09
7. Cronograma-------------------------------------------10
8. Referências Bibliográficas--------------------------11
1.Introdução
Este projeto de pesquisa pretende identificar a situação atual dos usuários de álcool e drogas dentro das organizações do solnascente de Ceilândia, capital e maior centro urbano do estado de Brasília.
Sobre os dados a serem mensurados poder traçar uma estratégia a respeito de prevenção, controle e tratamento dos usuários dessas substancias.
Conforme relato da Gerente do Caps. AD da capital de Brasília , Maria Beatriz Almeidinha Maia, a posição geográfica do estado tem contribuído com o trânsito de drogas entre municípios e estados brasileiros e até mesmo entre países, sendo Brasília conhecida como “corredor” do tráfego, o que vem facilitando sobremaneira o acesso ao consumo e uso abusivo às drogas.
A elaboração de medidas efetivas ao enfrentamento do problema dentro das organizações é imprescindível, pois o usuário de drogas e o alcoolista possuem um CID, sendo o problema tratado como doença e assim não passível de demissão por justa causa.
2. Objetivos
1. Objetivo Geral
Mensurar o nível de usuários de substâncias químicas dentro das organizações.
2. Objetivos Específicos
Realizar um estudo aprofundado e a partir desse traçar um plano estratégico para prevenção, controle e tratamento dos usuários de drogas e alcoolistas, levando em conta a cultura social do município sol nascente.
4. Justificativa
Com o avanço do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas dentro do ambiente organizacional, é são necessário se ter uma visão de qual o número de colaboradores que passam por esse problema, pois as conseqüência acarretadas através do uso dessas substâncias dentro do processo administrativo podem ter dimensões alarmantes.
Tendo mensurado esses dados estatísticos, pode ser traçado uma estratégia a fim de trabalhar o problema de forma clara e objetiva, evitando gastos excessivos, acarretando uma melhor condição de vida ao colaborador que passa por esse problema e mostrando que a organização se importa com o bem estar de todos.
5. Referencial Teórico
Na atualidade o uso abusivo de drogas constitui um problema nas empresas, podendo acarretar conseqüências sérias, podendo levar a simples ausência de colaborador ou até os acidentes de trabalho.
O referencial teórico terá como base nos estudos da OIT (Organização Internacional do Trabalho), tendo como referencia o município do sol nascente em Ceilândia.Será feito o levantamento de qual a porcentagem de usuários de drogas e alcoolista nas organizações sol nascente e seus impactos no processo administrativo.
6. Procedimentos Metodológicos
Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, com abordagem administrativa, pois identifica de possíveis fatores que prejudicam o processo administrativo envolvendo o uso de álcool e drogas no ambiente organizacional, em determinada população. Considerando a natureza do problema, também será realizada abordagem quanti-qualitativa.
Será utilizado, como instrumento de coleta, um questionário com questões abertas e fechadas para levantar as informações relacionadas ao tema uso e abuso de álcool e outras drogas, seus efeitos nocivos a organização e ao colaborador.
A coleta será realizada em empresas de médio e grande porte que estejam localizadas no município do sol nascente somando um total de 1500 entrevistas.
...