COMPREENDENDO OS PROCESSOS SOCIOLÓGICOS.
Por: LECKAR • 21/6/2015 • Dissertação • 952 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
INTRODUÇÃO
Para analisarmos o desenvolvimento do cidadão na sociedade descrevemos no texto através da nossa experiência adquirida como ser racional, definições e conceitos sobre: sociedade, ser humano, qualidade de vida, mundo, realidade, vida social, preconceito e entre outros.
Somente após essa reflexão poderemos analisar essa temática proposta.
COMPREENDENDO OS PROCESSOS SOCIOLÓGICOS.
O mundo é o lugar onde habitamos e construímos uma vida social, é tudo que há em nossa volta, o planeta e seu território completo. A realidade são fatos do cotidiano que são concretos e verdadeiros, que muitas vezes podem ser cruéis ou boas não sendo ilusórios.
O ser humano é um ser social e racional, passível de erros e acertos que vivem na realidade. Carrega valores tais como respeito pelo outro, solidariedade e cooperação, um ser biológico, cultural que não nasce pronto, transforma a natureza e vive em processo de formação na sociedade.
Viver em sociedade é socializar – se uns com os outros obedecendo a regras e adaptando-se á normas de condutas. É antes de qualquer coisa respeitar o espaço do outro, sabendo que seus direitos terminam onde começa o do próximo.
Desde o nosso nascimento varias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Passamos a nos relacionarmos por amizade, por motivo de estudo, para participar de associações de diversos tipos ( moradores de um bairro ou de um condomínio, um clube) para desenvolver atividades profissionais, etc. Enfim é uma grande corrente humana que constrói uma sociedade
A grande finalidade da vida social é conviver em sociedade, formar família, ter acesso a direitos humanos, trabalhar, estudar, etc. Visto que o ser humano em sua verdadeira natureza é um ser coletivo, a vida social faz com que hoje uma interação entre os seres humanos e tudo que ele produz. É através dela que buscamos referências (conhecimentos) para nossa própria existência.
Definimos como conhecimento o que aprendemos com o decorrer da vida, a cada experiência adquirimos mais, seja ela positiva ou negativa. Buscamos sempre transmitir o conhecimento que temos seja em nossa casa ou no nosso trabalho ele é muito importante para o desenvolvimento do ser humano na sociedade, pois somos seres racionais agimos, pensamos em prol da sociedade, esse é o espírito que eleva o ser humano e os separa dos demais animais, conhecimento é primordial, a cada dia aprendemos algo novo, o cidadão vive em uma constante busca pelo ser e o saber.
Ser cidadão é viver de acordo com as regras que regem uma cidade, fazer seu ‘’papel’’ na sociedade, agir, pensar, fazer algo em prol do ser humano, obedecer a regras. É ter direito a vida, a liberdade, a propriedade, a igualdade perante a lei, ter direitos sociais como: educação, saúde, trabalho justo, e uma velhice digna. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos etc. sim cidadania é quando exercermos deveres tais como respeitar e ajudar ao próximo etc.
Compreendemos como qualidade de vida um método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano, é poder viver em sociedade com acesso a todos as necessidades, sejam elas fundamentais tais como saúde, educação, trabalho e lazer, porque ambos se complementam para realizar o bem estar dos cidadãos. Quando temos uma educação de qualidade e uma boa saúde somos mais dispostos e tudo parece fazer sentido, quando não temos acesso a essas necessidades o cidadão tem um déficit na sua qualidade de vida social.
As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão, pois, o exercício de cidadania passa pela qualidade de vida. Não podemos considerar um cidadão pleno quem não tem as mínimas condições de dignidade, ex: viver em uma cidade que não há saneamento básico para todos, educação de qualidade e um bom atendimento na área da saúde ter a certidão de nascimento e entre outros.
O bem estar pessoal ou coletivo também é sinônimo de uma vida cidadã, pois ser cidadão é ter direitos e nele o bem estar, o cidadão que não tem isso não pode dizer que tem uma vida de cidadã, mas por motivos alguns preconceitos esses cidadãos tem os seus direitos negados.
...