Diário de Campo Acompanhamento Social
Por: tatynha1203 • 22/6/2019 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Diário de Campo
Data: 17/04/2019
Atividade: Acompanhamento Social
Objetivo da atividade: Conhecer a realidade social do acolhido, com o objetivo de orientar a familiar em relação aos direitos ( Observação participativa)
Relato: Acompanhei o acolhimento de um usuário de 14 anos com problemas Neurológicos e epilético. Cujo o pai de 42 anos o levou ao abrigo, acompanhado da tia do acolhido de 55 anos. Relataram que o acolhido morava com a mãe de 51 anos e passou a morar com o pai há um mês, após o falecimento da mãe do acolhido. Cujo mesmo relatou não ter condições de trabalhar e também não tem tempo. A tia informou que também trabalhar fora e não está bem de saúde, para cuidar do acolhido. O Pai nos relatou que a familiar da mãe do acolhido sempre se manteve presente no convívio em relação a ele, porem após o falecimento da mãe, o pai passou a ser o único responsável pelo filho.
Síntese reflexiva: Conforme a Lei Federal n 8069/1990[2] (ECA)Art.101,VII. O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção e aplicável a criança e adolescentes sempre que os direitos reconhecidos forem ameaçados ou violados. A assistente social fez o acolhimento do usuário, mantendo claro a necessidade do vinculo familiar e que o acolhimento é feito de forma provisória, até o pai do acolhido se restabelecer para poder. Informando ao pai que em caso de total impossibilidade de reintegração familiar ou mesmo de reintegração em família extensa, deve-se a destituição do poder familiar, buscando colocar o acolhido em familiar substituta, ou adoção do acolhido (ECA) Lei 8069 de 13 de julho de 1990. Convivência familiar e comunitária, segurança, trabalho, lazer, respeito etc. Devem ser disciplinados a luz das obrigações. (familiar, sociedade e Estado) (Paula,MORTARI,1997 pag.131).
...