ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS: DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA DA PONTE
Por: joaof55 • 22/10/2020 • Trabalho acadêmico • 3.496 Palavras (14 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................6
3. CONCLUSÃO.........................................................................................................13
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14
INTRODUÇÃO
O trabalho em tela visa levar a acadêmica à reflexão acerca da importância do planejamento voltado para uma maior abertura para a vivência de ações voltadas à para a formação do cidadão e do seu exercício na sociedade, através da construção da autonomia em ambientes educativos inovadores, pautando-se na proposta da Escola da Ponte, em Portugal.
O objetivo consistiu em se investigar acerca do processo de ensino aprendizagem e, em especial, os dispositivos pedagógicos utilizados na Escola da Ponte e como estes contribuem para a constituição de sujeitos mais autônomos.
Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre o conceito de autonomia com base em autores como Piaget (1994), Gadotti (1992), Freire (1979) e Pacheco (2011)
Fazendo referência a forma como a Escola da Ponte, o papel do docente na atualidade deve está voltado para o desenvolvimento de suas ações através da organização pedagógica e do seu planejamento de forma a tornar os educandos em protagonistas do processo ensino aprendizagem despertando a sua autonomia em todos os seus aspectos voltada para as diversidades e uma educação expressa em valores humanos, cultura de paz e sustentabilidade.
O estudo é de suma importância para demonstrar uma análise do ambiente escolar embasado na escola da ponte, devido à sua relevância em atentar para a prática pedagógica.
Para isto, partiu-se da análise e compreensão do educador para atuar como mobilizador de ações democráticas, pedagógicas, buscando recursos humanos e posturas políticas em prol de mudanças significativas para os discentes.
No decorrer do trabalho foi possível perceber também a importância da autonomia e seu papel no processo escolar, uma vez que possibilita o desenvolvimento de capacidades e competências nos alunos e serve de suporte ao professor como ferramenta de vital importância na construção dos conteúdos e projetos voltados a interdisciplinaridade a fim de garantir a efetivação da aprendizagem.
Este estudo se justifica para demonstrar que para que o educador tenha sucesso em sua árdua missão de ensinar sejam os conteúdos programáticos, sejam interdisciplinares, ou valores que irão ajudar na formação do aluno desenvolvendo como um cidadão pleno, responsável e questionador, fazem-se necessário não só planejar as aulas se capacitar, atualizar-se diante das mudanças, mas, sobretudo trabalhar a autonomia, uma vez que também o processo ensino-aprendizagem acompanha as mudanças.
É bom, portanto, enfatizarmos que este trabalho é relevante a partir da ideia que é imprescindível que o profissional da educação planeje antecipadamente todas as suas ações, uma vez que estas irão nortear todo o processo pedagógico e garantir o biônimo ensino aprendizagem.
Adotou-se como linha de pesquisa a pratica educativa da autonomia para compreendê-la como valor essencial para uma educação voltada à formação do educando enquanto ser integral e sujeito do seu próprio processo formativo, que estimule o autoconhecimento, a curiosidade, a cooperação e respeite as características singulares de cada sujeito, uma vez que para a concretização das mudanças são necessárias tomadas decisões que envolvem a formação docente, uma vez que, o processo educativo deve em geral, implicar o envolvimento de ações deliberadas e intencionais dos seus responsáveis para alcançarem, com êxito, os objetivos propostos.
Sua aplicabilidade consistiu na reflexão acerca do papel da escola na sociedade contemporânea, seus objetivos e valores e ao mesmo tempo em ofertar suporte que irão nortear novas posturas ao educador para que estes alcancem o intento de uma escola democrática e transformadora, por meio de uma análise global e crítica da realidade educacional, das experiências e vivências de seus educandos, como ocorreu na escola da Ponte, uma escola transformadora.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a fim de descrever posicionamentos de autores diversos acerca da pratica pedagógica no ambiente escolar que deve ser permeada com atitudes que realmente favoreçam a verdadeira aprendizagem.
Encontra-se descrito neste trabalho as observações não só do processo escolar, bem como o planejamento, a pratica pedagogica e o ambiente escolar como todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se observar uma forma de direcionar a prática peducativa como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.
O artigo se justificou diante da necessidade de se demonstrar como se desenvolve as ações voltadas à autonomia, envolvendo a prática educativa, bem como a forma como o pedagogo por meio da intervenção busca participar da gestão no contexto educativo, na ação pedagogica, e sobretudo, na vida dos real dos discentes, comunidade e familiares.
DESENVOLVIMENTO
A temática acerca da escola de todos e para todos, embasada na escola da ponte possibilita a visualização de práticas pedagógicas inovadoras, uma visão de uma escola diferente da escola tradicional, que não segue uma metodologia pré estabelecida.
Esta escola inovadora preocupa-se com a autonomia do individuo e com sua formação plena, enquanto autor do conhecimento formativo, ou seja, o educando é protagonista da sua própria educação.
A escola da Ponte retrata uma educação inovadora e democrática que possibilita dar novos significados ao processo educativo, por meio de técnicas, e métodos que permitam ao educando o desenvolvimento da sua autonomia, respeitando as diversidades e a individualidade de cada um, despertando também o auto conhecimento do discente, o que irá permitir a construção da sua identidade.
...