Escola Antiga E Escola TRADICIONAL
Casos: Escola Antiga E Escola TRADICIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DUBA2012 • 26/3/2015 • 454 Palavras (2 Páginas) • 939 Visualizações
Escola Antiga x Escola tradicional
________________________________________
Escola atual: mudanças necessárias Palmatória ( escola antiga)
Escola antiga
Há muitos anos, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito rigorosas. As crianças sofriam grandes pressões quando apresentavam alguma dificuldade, quando não conseguiam aprender.
Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, não fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e várias outras coisas.
Os professores eram muito rígidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatória, para bater na palma das mãos dos maus alunos; que ficavam aleijadas, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos era colocando-os de joelho em cima de feijões ou milhos, o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns na época.
Outro aspecto interessante nas escolas mais antigas é quanto ao nome das mesmas. Estas sempre apresentavam o nome de alguma pessoa importante, como político, juiz de direito, escritores, pessoas que haviam feito algum benefício para o município.
Escola tradicional
As escolas tradicionais não se preocupam com o espaço físico da sala de aula. Grande parte delas possuem espaços compostos apenas por carteiras, lousa e cortinas. Ou seja, um ambiente pouco estimulante para as crianças e adolescentes de hoje. A inovadora proposta de sala de aula ambiente é pouco utilizada pelas escolas, pois estas não são favoráveis à circulação de alunos de uma sala para a outra ou rejeitam a ideia pelo custo de implantação.
As salas-ambiente são interessantes e funcionam bem, quando implementadas corretamente, pois oferecem mais recursos e estímulos aos alunos. Numa sala-ambiente de História, por exemplo, podemos ter mapas, livros paradidáticos, dvd com filmes temáticos, revistas entre outros recursos. As mesas podem ficar dispostas de forma a facilitar o trabalho em equipe, e não em fileiras, como numa sala tradicional.
A quantidade de alunos por sala de aula também é um problema. Muitas escolas colocam 30, 40 e até mesmo 50 alunos por sala. Nestes casos, a qualidade do ensino cai muito, pois o professor não pode oferecer um atendimento mais individualizado, buscando sanar as dificuldades de aprendizado dos alunos. Sem contar que o excesso de alunos por sala é um dos fatores geradores de indisciplina.
As atividades deveriam deixar de lado o sistema repetitivo para dar espaço para a criatividade, pesquisa e produção de conhecimentos. Afinal de contas, são estas qualidades exigidas no mercado de trabalho atual.
Bibliografia
http://vilamulher.com.br/familia/filhos/metodos-de-ensino-15720.html
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/escola_moderna.htm
...