MODELO DE PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO
Por: Myrella Tavares • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
Manhã
2.1 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Identificar as políticas norteadoras, aspectos jurídico-legais, diretrizes, objetivos, estrutura organizativa, dinâmica de funcionamento e conhecer os programas, projetos, serviços e ações executados.
- Apreender o trabalho realizado pelo serviço social no campo de estágio, seus aspectos históricos, identificando as expressões da questão social e as estratégias de enfrentamento.
- Perceber as possibilidades e limites da intervenção profissional.
Analisar a forma de como ocorre o trabalho multiprofissional e das redes sócio assistenciais. - Caracterizar elementos constitutivos do processo de trabalho do Serviço Social no campo de estágio.
- Elaborar reflexões teórico-práticas desenvolvidas no campo de estágio
- Instigar postura investigativa do estagiário frente à especificidade do objeto de trabalho do Serviço Social na área da saúde
2.2 ATIVIDADES PLANEJADAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO SEMESTRE
- Acompanhar a supervisora no processo de admissão, internação e alta hospitalar no sentido de, desde a entrada do usuário/família na unidade, identificar e trabalhar os aspectos sociais da situação apresentada e garantir a participação dos mesmos no processo de reabilitação, bem como a plena informação de sua situação de saúde e a discussão sobre as suas reais necessidades e possibilidades de recuperação, face as suas condições de vida; orientações sobre direitos previdenciários e seguro dpvat.
- Sob a supervisão da Supervisora de estágio, fazer uma abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos e viabilizar os encaminhamentos necessários.
- Realizar ações coletivas de orientação com a finalidade de democratizar as rotinas e o funcionamento da unidade;·.
- Elaborar e/ou divulgar materiais socioeducativos como folhetos, cartilhas, vídeos, cartazes e outros que facilitem o conhecimento e o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas unidades de saúde e aos direitos sociais em geral;
2.3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS (NA POLÍTICA SOCIAL EM QUE ATUA)
- Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Resolução CFESS nº 273, de 13 de Março de 1993, com as alterações introduzidas pelas Revoluções CFESS nº 290/ 1994 e nº 293/ 1994.
- CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.
- ABEPSS-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, - ABEPSS, maio 2010.
- Portaria 10, 3 de Janeiro de 2017. Redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
- Resolução CFESS nº 383, de 29 de março de 1999. Caracteriza o assistente social como profissional de saúde.
- Serviço Social e Saúde, Formação e Trabalho Profissional.
- Parâmetros para Atuação do Assistente Social na Saúde.
2.1 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Observar o espaço sócio ocupacional, para melhor compreender o seu funcionamento e enriquecimento para formação profissional do estudante de serviço social.
- Perceber os desafios da intervenção do assistente social no âmbito da politica de saúde mental.
- Compreender as dificuldades postas aos profissionais do equipamento devido à falta de recursos por parte do município, para efetivação dos serviços prestados aos usuários.
2.2 ATIVIDADES PLANEJADAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO SEMESTRE
- Atendimento familiar;
- Triagem;
- Acolhida em grupos;
- Visita domiciliar;
- Participação em reuniões;
- Estudo de caso;
- Analise instrumental.
2.3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS (NA POLÍTICA SOCIAL EM QUE ATUA)
CFESS. Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. Brasil: CFESS, 1993.
CFESS. Lei que Regulamenta a Profissão de Assistente Social. Lei nº: 8662 jun., 1993.
BRASIL. Portaria GM 3.088 de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Lei nº 10.216, Lei da Reforma Psiquiátrica de 06 de abril de 2001. Diário Oficial da União.
LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências.
RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008 que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social.
2.1 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio Supervisionado I, tem como principais objetivos relacionar teoria com a pratica.
Observar como as Assistente Sociais se relacionam com as expressões das questões sociais impostas no dia a dia da profissão e como se procede a defesa e garantia de direitos defendidos. Analisar e refletir criticamente tudo que se faz em campo, priorizando sempre o respeito mútuo na defesa do Código de Ética da profissão, as Assistente Sociais e a equipe multiprofissional. Conhecer a instituição é um dos objetivos do estágio supervisionado, pois garante ao aluno que está entrando ter intimidade e sensibilidade de sentir os anseios, desejos de melhoria, pontos fortes e fracos da instituição, analisando sempre como Serviço Social realiza suas intervenções na área da saúde.
...