O Relatório de Estágio
Por: 131865 • 24/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Estágio Supervisionado I
Maria Michele Lobo Duarte
Rio Bonito-RJ
2020
Matrícula: 201801148325
Aluna: Maria Michele Lobo Duarte
Nome da Instituição :CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Introdução
O presente relatório descreve as atividades realizadas e observadas ao período de Estágio supervisionado II curricular obrigatório ,curso Bacharelado em Serviço Social oferecido pela Universidade Estácio de Sá .O estágio foi realizado no Secretaria Municipal de Assistência Social do Trabalho e Habitação de Tanguá CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social PAEFI – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.
Endereço: Av. Prefeito João Batista Caffaro, qd. 31 Tanguá
Tel: (21)3749-0744 Assistente Social BEATRIZ DO SANTOS que foi minha Supervisora de Campo de Estágio.
Durante o estágio foram observadas vistas domiciliares e institucionais, atendimentos aos usuários, leitura de textos, estudo de casos ,orientação para concessão de benefícios, reunião com a (1ª Vara de Família, Infância e Juventude de Itaboraí) e pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social ,atendimento psicossocial e socioeducativo,orientação para elaboração de relatórios.
1 - Processo de inserção e Atividades Realizadas
No meu primeiro dia fui bem acolhida pela minha supervisora de campo de estágio a Assistente Social do CRAS BEATRIZ DOS SANTOS que logo foi definindo nossos horários e a rotina de trabalho no CREAS , foi apresentado pela profissional os instrumentos utilizados pelos assistente social no CREAS. Fiquei bem á vontade no setor e na instituição com total liberdade para fazer perguntas e tirar dúvidas .
Realizei atividades e observações de diversos atendimentos abordagem social , preenchi ficha dos usuários e PIA DE MSE, participei de uma reunião com a (1ª Vara de Família, Infância e Juventude de Itaboraí) com as equipes dos CREAS (ITABORAÍ e TANGUÁ) para elaboração de projetos socioeducativos , estudei casos junto com a equipe e participei de visitas domiciliares e institucionais .
A minha supervisora de campo de estágio a Assistente BEATRIZ DOS SANTOS me deu três livros um do ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE LEI FEDERAL Número 8.069 de 13 de julho de 1990,LEI MARIA DA PENHA Lei Número11.340 de 07 de agosto de 2006
3 – O APRENDIZADO TEÓRICO-METODOLÓGICO ARTICULADO A PRÁTICA DO SERVIÇO
Durante o Estágio Supervisionado I, realizei a observação de diversos Eatendimentos na instituição. Pude observar que muitos usuários procuram a Assistência Social quando não conseguem mais enxergar possibilidades de solução para suas dificuldades, seja em questões materiais ou de conflitos familiares. Percebi que a maioria dos usuários, num primeiro atendimento, sente-se constrangidos em pedir auxilio ou orientação em busca de seus direitos, até porqEue, muitas vezes desconhecem esses direitos. É necessário estratégia e conhecimento das instrumentalidades por parte do profissional de Assistência Social para que consiga que o usuário expresse suas dificuldades, a fim de que se possa atuar nessas demandas. O trabalho do Assistente Social na instituição está subordinado á normas, regras e valores que regulamentam o atendimento à população usuária, cujo fazer profissional da Equipe técnica do CRAS se respaldam nas legislações pertinentes, sendo as do âmbito Federal, Estadual e Municipal. O Assistente Social utiliza-se dos instrumentos de sua profissão para analisar um caso sob a ótica se sua competência, não pode usá-los como um fim, mas também deles prescindir para sua
...