O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: vanessagomes2020 • 30/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Elaine Chagas Neves de morais
Caracterização Socioinstitucional
[pic 3]
Ibirité
2017
ELAINE CHAGAS NEVES DE MORAIS
Caracterização socioinstitucional
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Pesquisa Social e Oficina da Formação, Instrumentalidade em Serviço Social,Políticas Setoriais Contemporâneas,Estágio em Serviço Social- 4º Flex e 5º semestres.
Professores: Patrícia Soares Campos, Amanda Boza G.Carvalho,Maria Lucimar Pereira,Maria Angela Santini ,Nelma S.A.Galli.
Ibirité
2017
LAR FABIANO DE CRISTO
O Lar Fabiano de Cristo foi fundado em 08 de janeiro de 1958, a partir da ideia de estudiosos do evangelho que desejaram sair dos estudos teóricos sobre a caridade para a pratica efetiva.
Deste momento participaram, entre outros, Francisco Cândido Xavier, Carlos Torres Pastorino, Divaldo Pereira franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho, Alziro Zarur e Jaime Rolemberg de Lima.
A proposta inicial consistia em apoiar lares que acolhessem entre seis e dez crianças com atenção individualizada. Cada um do grupo contribuiria para que nada faltasse ás crianças e a quem as acolhesse. Logo se identificou que as crianças beneficiadas ao retornarem ás famílias de origem viviam conflitos de toda ordem. Especialmente por não existir afinidades na orientação que recebiam.
A família também precisava de apoio e passou a ser a unidade de atendimento do Lar Fabiano de Cristo uma iniciativa viabilizada com a criação de uma empresa com a finalidade de garantir recursos para uma obra social: A hoje CAPEMISA Instituto de ação social, isso no contexto nacional. O lar Fabiano de cristo tem unidades em várias regiões do Brasil.
A unidade no bairro Milionários local em que estou inserida como estagiaria, iniciou suas atividades em Belo Horizonte em 1967 na vila são Vicente de Paula. Em 1969 a sede do lar foi desapropriada em favor do DER_MG.
Neste mesmo ano o lar recebeu uma doação de um imóvel no bairro Milionários de propriedade de um cidadão italiano de codinome Alimiro.
Em sua homenagem, a casa que recebia o nome de Durvalina, passou a chamar casa de Alimiro. A casa permanece até hoje no mesmo endereço, com o passar dos anos o bairro Milionários foi crescendo economicamente, afastando e excluindo para os bairros adjacentes as famílias em situação de pobreza absoluta atendidas pelo lar Fabiano de cristo.
Ao longo destes anos de existência, a casa Alimiro vem ampliando suas parcerias e desenvolvendo suas ações seguindo a legislação vigente, (LOAS, ECA, OMS) e os parâmetros curriculares da prefeitura de Alimiro , desde a sua inauguração tem sido um modelo de referência na região do Barreiro.
Hoje a casa de Alimiro conta com a gestão da Maria Pereira Pardim e as Assistentes Sociais : Suely Mary de souza Cunha e Andrea Alvares da Conceição.
A finalidade da instituição baseia-se nos fundamentos filosóficos de Carlos Pastorino ( o idealizador) e Jaime Rolemberg ( o realizador).
Que são: Fraternidade- entendemos que todos somos irmãos.
Democracia- Mais que um sistema politico, é uma forma de respeitar o outro como um legitimo outro.
Família- A família constitui campo fértil para gerar cidadãos úteis e felizes, não importando sua formação.
Autotranscedência- Processo educativo e transformador cujo objetivo é ajudar a descobrir a própria divindade.
Reforma intima- Esforço individual para renovação.
Caridade- Despertar uma visão servidora para o bem próxima.
Consciência- geradora de responsabilidade, a consciência é consequeência dos pressupostos anteriores.
A missão do Lar Fabiano de cristo é de desenvolver proteção social e educação transformadora, contribuindo para a construção de um mundo melhor.
A área de atuação é voltada para a politica de assistência social, com a metodologia de: Acolher o usuário e ouvir com uma escuta qualificada comprometida com a ética, ultrapassando o senso comum.
Proteger- Preservar a integridade física e psicossocial do ser humano frente ás situações de vulnerabilidade social.
Educar- Inspirar o desenvolvimento das potencialidades, construindo dialeticamente o conhecimento e a consciência critica do individuo inserido no meio social.
Transformar- Promover mudanças com o significado que seja reconhecido a partir de um novo referencial.
Construir- Realizar, empreender, criar, inovar a partir da transformação vivenciada.
O lar Fabiano de cristo- casa de Alimiro esta inserido na politica de assistência social e os programas desenvolvidos são programas promocionais que consistem na proteção social, desenvolvido por meio de atividades socioeducativas com vistas á promoção integral de adolescentes e idosos inscritos na unidade.
O trabalho tem caráter continuo e busca fortalecer os vínculos familiares e sociais. È organizado por faixas de atendimento definidas de acordo com as normas da politica de assistência social: proteção básica ou proteção especial.
A principal atividade desta unidade é o fortalecimento de vínculos.
A unidade é filantrópica, sobrevive de doações de empresas, parcerias com Sesc-Programa mesa Brasil,Capemisa.A Instituição é sem fins lucrativos .Os usuários que são atendidos são adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 14 anos á 17 anos e idosos a partir de 50 anos.
São adolescentes que participam são de famílias com baixa renda, ou renda nenhuma,e vulnerabilidade social.
No momento são atendidos vinte e dois adolescentes, sendo divididos em dois grupos, dependendo do horário escolar.
Os idosos atendidos na unidade são na maioria das vezes aposentados e que sobrevivem de um salário mínimo.
A demanda é espontânea, pois muitos ficam sabendo das atividades desenvolvidas por meio de outras pessoas que já passaram pela unidade, e recebem também adolescentes encaminhados do CRAS. Em relação a demanda dos idosos é espontânea também, mas esbarra no espaço físico, no momento são 25 idosos ,duas voluntárias e a assistente social responsável por aquele grupo.Não existe multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na instituiçao por não haver demanda.
...