O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: mislenepimentel • 12/11/2022 • Trabalho acadêmico • 3.490 Palavras (14 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
__________________________________________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MISLENE GOMES PIMENTEL
PRÉ PROJETO DE TCC
___________________________________________________________________
Nova Friburgo-Rio de Janeiro
2022
MISLENE GOMES PIMENTEL
PRÉ PROJETO DE TCC
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em serviço social– Universidade Pitágoras Unopar para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.
Professor da disciplina: Ma Valquíria Apa Dias Caprioli
Nova Friburgo/ RJ
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
3. OBJETIVOS 7
3.1 Objetivo Geral 7
3.2 Objetivos Específicos 7
4. JUSTIFICATIVA 8
5. METODOLOGIA 9
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 11
8. ORÇAMENTO 12
9. RESULTADOS ESPERADOS 13
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 14
INTRODUÇÃO
O presente estudo caracteriza-se como Trabalho de Conclusão de Curso para Graduação no Departamento de Serviço Social da Universidade Unopar e aborda o tema das políticas sociais voltadas para população em situação de rua em âmbito nacional, e de modo específico as implementadas no Distrito Federal. Neste sentido, o objetivo central dessa pesquisa é mapear e analisar quais são as políticas de assistência social voltadas para a população em situação de rua no Brasil, e fazer uma relação com aquelas que vem sendo implementadas no Distrito Federal, tomando por base as pesquisas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome juntamente com outros documentos e/ou legislações que se fizerem necessários, buscando sua relação com as políticas adotadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A relevância do tema pesquisado se dá pela conjuntura do Brasil na atualidade, pois a população em situação de rua é uma expressão da Questão Social1 .
Segundo Iamamoto a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO,1999:27)
Por isso as políticas voltadas para essa parcela da população precisam ser vistas como um direito para qualquer cidadão que dela necessitar, e não apenas um benefício de cunho puramente caritativo. Sendo assim essas políticas e os recursos que são destinados a elas precisam ser aplicados e geridos de maneira abrangente, levando-se em consideração a totalidade da questão em que os usuários se encontram, e suas histórias de vida. Para Costa (1987), o conceito de pobreza está relacionado às condições de uma determinada sociedade, as atividades desenvolvidas e necessidades que ela necessita, como pode ser observado na citação transcrita abaixo:
1 De acordo do Iamammoto (2001) a Questão Social produzida e reproduzida ampliadamente, tem sido vista, na perspectiva sociológica, enquanto disfunção ou ameaça, à ordem e à coesão social. É apresentada como uma “nova questão social”, resultante da inadaptação dos antigos métodos de gestão social, produto da crise do Estado Providência. Dessa maneira, as respostas à questão social passam a ser canalizadas para os mecanismos reguladores do mercado e para as organizações privadas, as quais partilham com o Estado a implementação de programas focalizados e descentralizados de “combate à pobreza e à exclusão social”
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais são os principais serviços da assistência social para a população de rua e qual a atuação do assistente social frente a esta demanda?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Refletir sobre a prática do assistente social no Crass e nos centros de apoio da população de rua
Objetivos Específicos
- Abordar a necessidade dessa população no contexto histórico;
- Descrever a definição e as principais causas desses usuários, assim como seus impactos e diagnósticos;
- Discorrer sobre os surgimentos do serviço social frente a essa necessidade;
- Analisar a prática do assistente social no CRASS no auxílio a população de rua;
- Apresentar a política Nacional de Humanização no Serviço Social.
JUSTIFICATIVA
Essa pesquisa abordará o trabalho do assistente social no CRASS, junto a população de rua. Nesse sentido, este projeto se justifica pois visa defender a construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática, que transformam as condições que geram opressões e dominação dos indivíduos, gerando assim, um processo de emancipação social, desenvolvimento humano, construção e exercício da cidadania, acesso e fruição dos bens e serviço de justiça e educação social, dentre outros, promovendo o respeito pela condição humana nos diversos contextos sócio históricos de sua atuação profissional.
...