TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Servico Social

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

                          Kelen Cristina Aparecida da Silva Quilupas

CARACTERISTÍCAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS E POSTURA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 60 A 90

                                                   Trindade-GO

                                                          2015

[pic 3]

                           Kelen Cristina Aparecida da Silva Quilupas

CARACTERISTÍCAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS E POSTURA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 60 A 90

Produção Textual Individual de Dependência apresentado ao 2/3° período flex. do Curso de Serviço Social para conclusão das disciplinas de Estatistíca e Indicadores Sociais, Economia Politíca, Psicologia Social e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos II.                                                          

                                                   

                                                    Trindade-GO

                                                          2015

Sumário

1. Introdução-------------------------------------------------------------------------------------01
2. Características das Políticas Sociais Brasileiras -----------------------------------01
3. Postura do Serviço Social ----------------------------------------------------------------02
4. Comportamento do grupo no período -------------------------------------------------02
5. Considerações Finais----------------------------------------------------------------------03
7. Referencias Bibliográficas-----------------------------------------------------------------04















Introdução
O trabalho discute a política social brasileira no marco das aspirações governamentais de transformar o Brasil desde os anos de 1930, em potencia emergente, por meio de um processo de desenvolvimento gerido pelo estado. Só essas transformações se realizam de forma dependente do capital internacional e combinaram rupturas e continuidades para isso muito contribuíram os período de ditadura e o recente domínio neoliberal, que aprofundaram as desigualdades sociais e impediram a política de concretizar direitos sociais conquistados.


Características das Políticas Sociais Brasileiras
Entre as décadas de 1960 a 1980 o Brasil vivencia um período de autoritarismo caracterizando por governo de caráter Militar. Na década de 60 renuncia de Jânio Quadro que havia conseguido estabelecer um período de grande crescimento econômico no Brasil. Era um período onde o país passava por um processo de industrialização. Na década de 70 com a ditadura militar conseguia trabalhar o crescimento nacional,o que ficou conhecido como o milagre brasileiro e a repressão dos movimentos sociais, conseguindo fazer a economia nacional crescem a olho visto durante as décadas de 1980 a 1990, já em 1979 há um grande salto inflacionário ocorrido em função da crise mundial do petróleo e da política de fixação de preços o grande marco desta década e o processo de redemocratização do país, diversos novos planos econômicos que se sucederam tentando resolver a crise econômica, no entanto, nenhum deles surtiu efeito esperado. Nos últimos anos de ditadura ouve uma intensa mobilização política e social na defesa da abertura democrática em 1979 foi aprovada a lei que permitiu pluripartida dando espaço para que novos partidos surgissem, bem como o fortalecimento dos sindicatos e com isso da inicio a luta e gradual volta à democracia. 

Postura do Serviço Social
A postura do assistente social naquele período era a de atuar no sentido de garantir os direitos trabalhistas para o trabalhador e sua família o respeito às leis trabalhista uma vida moral, física e econômica. De acordo com Manoel Marique Castro “O assistente social foi o profissional convocado para ocupar-se do social no interior das equipes multidisciplinares, apresentarem reflexões o desenvolvimento histórico do Brasil com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. Em 1970 o movimento iniciado nessa década tinha o objetivo de repensar a profissão, no Brasil corre paralelamente com outro movimento o processo de renovação da profissão esta interligado à conjuntura mundial e tinha por intuito a busca por uma mudança nos rumos societários a serem seguidos. Na década de 80 o descompasso que vinha se apresentando entre o serviço social e o movimento mais amplo. Além disso, essa década representou para a profissão o inicio de um amadurecimento que culminou nas economias, com a teoria e metodologia marxista. O serviço social cresceu na busca de fundamentação e consolidação teóricas; mudanças ocorridas como postura crítica dos trabalhos em saúde apresentados nos congressos Brasileiros de assistentes sociais 1985 a 1989 foram considerados insuficientes, pois o serviço social adentra á década de 1990 com alterações não significativas da prática institucional e prossegue desarticulando do movimento da reforma sanitária, e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios de bases do serviço social, auxiliando desta forma a sua profissionalização.

Comportamento do Grupo no Período de 1960 a 1980
Em 1960 a 2010 destacando a existência da mudança social a renda per capita a redução importante da desigualdade social da renda. Em 1960 a 1980 revela a elevada expansão do país por faixa etária, sexo,ocupação, condição de moradia, cor e religião de modalidade. A mobilidade social ascendente revela a transformação do setor industrial com uma nova expressão no conjunto social surgindo uma nova regulamentação que regesse o direito do cidadão. O sistema colonial inserido no Brasil, fundamentado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação fato este que ainda nos marca na vida econômica social. A partir do século XIX o estado passa a conhecer a questão social, apesar das manifestações ainda serem dissolvidas pelo poder policial o estado passa a apresentar a possibilidade de discussão política com estado do bem-estar social esse não solidificou, e permaneceu mesmo como uma introdução visando aumentar os níveis da atividade econômica desde consumo e emprego à garantia de serviços sociais e assistências sociais como rede de proteção. A era Vargas trouxe consigo a relação estreita com Estados Unidos, essa relação alem do interesse político-econômico, juntos Brasil e EUA pretendiam derrotar o comunismo, fazendo com que o capitalismo tornou força maior na América Latina. Pois éramos um país dependente dos grandes centros econômicos do cenário mundial que impõe uma nova expansão no conjunto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com