Os Vários Certificados
Por: malenaalex • 17/6/2019 • Seminário • 1.731 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
- A filosofia ocidental foi utilizada durante séculos como meio de colonização, os povos colonizados eram considerados inferiores. Em 1945, o padre belga Placide Tempels se voltou, através de seus escritos, para provar a existência de uma cultura africana. Nesse sentido pode-se afirmar que sua obra tinha como preocupações:
[pic 1] | a. | Negar a identidade do africano afirmando a supremacia eurocêntrica. |
[pic 2] | b. | A afirmação dos mitos eurocêntricos reforçando a supremacia do branco. |
[pic 3] | c. | A afirmação dos mitos eurocêntricos reforçando a supremacia do branco. |
[pic 4] | d. | Possibilitar aos colonizadores um melhor entendimento dos costumes e crenças da cultura africana. |
[pic 5] | e. | Construir uma filosofia capaz de manter o africano submisso ao branco. |
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PERGUNTA 2
- Stanislas Adotevi foi um importante filósofo africano. Entre suas contribuições, podemos destacar:
[pic 6] | a. | Seus estudos sobre as produções literárias africanas e suas influências na literatura europeia |
[pic 7] | b. | Seus estudos sobre as resistências africanas e a forma como ela se perdeu no século XIX |
[pic 8] | c. | Seus estudos sobre a identidade histórica negra e a forma como os africanos foram historicamente explorados |
[pic 9] | d. | Seus estudos sobre as populações africanas e suas variações genéticas |
[pic 10] | e. | Seus estudos sobre as culturas africanas e suas trocas com as culturas europeias |
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PERGUNTA 3
- Que relação podemos estabelecer entre a Filosofia Ocidental e a colonização?
[pic 11] | a. | A Filosofia Ocidental competia com a colonização. |
[pic 12] | b. | A Filosofia Ocidental foi usada como justificativa para a colonização. |
[pic 13] | c. | A Filosofia Ocidental criticou a colonização. |
[pic 14] | d. | A Filosofia Ocidental foi usada como exemplo para a colonização. |
[pic 15] | e. | A Filosofia Ocidental não tinha relação com a colonização. |
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PERGUNTA 4
- O teocentrismo foi o conceito que sustentou toda a produção de conhecimento durante a Idade Média. Ele se baseia na ideia de que Deus (teo) está no centro do conhecimento e da própria concepção de mundo. O Renascimento foi marcado por uma enorme ruptura entre a fé e a razão e a transição do teocentrismo para outro. Que conceito foi esse e qual seu significado?
[pic 16] | a. | O androcentrismo, conceito que implica na centralidade do homem na construção do conhecimento, excluindo a mulher. |
[pic 17] | b. | O antropocentrismo, conceito que implica na centralidade do homem (enquanto ser humano e não gênero) na construção do conhecimento. |
[pic 18] | c. | O ginocentrismo, conceito que implica na centralidade da mulher na construção do conhecimento, excluindo o homem do processo. |
[pic 19] | d. | A globalização, conceito que implica na centralidade das trocas entre culturas distintas e não nas identidades étnicas locais. |
[pic 20] | e. | A identidade nacional, conceito que implica na busca por um mínimo denominador comum das localidades geográficas, opostas à globalidade cristã medieval. |
0,25 pontos
PERGUNTA 5
- O dicionário Aurélio oferece a seguinte definição para certo termo: “tendência, atitude ou doutrina que, em graus e sentidos diversos, reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, considerando que o espírito, ou a consciência, ou as ideias, ou a vontade etc., são o dado primário a partir do qual se hão de resolver os problemas filosóficos” (AURÉLIO, s/d: 738). Essa definição também pode ser aplicada para uma importante escola filosófica, surgida no século XVIII na Alemanha. A que escola nos referimos?
[pic 21] | a. | Existencialismo |
[pic 22] | b. | Empirismo |
[pic 23] | c. | Racionalismo |
[pic 24] | d. | Materialismo |
[pic 25] | e. | Idealismo |
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PERGUNTA 6
- O antropocentrismo foi o conceito que sustentou a revolução do Renascimento em sua busca pela ruptura entre a fé e a razão. Ele se opôs à ideia de que Deus seria o centro do universo e o espaço de onde derivaria toda a possibilidade de conhecimento. A esse conceito da centralidade de Deus, chamamos de:
[pic 26] | a. | Teocracia |
[pic 27] | b. | Teologia |
[pic 28] | c. | Teocentrismo |
[pic 29] | d. | Teoarquia |
[pic 30] | e. | Teografia |
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