Platão e a Justiça
Por: Tayane Almeida • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Curso:Serviço Social 1º período Turno:Noturno
Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C., foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. O nome pelo qual ficou conhecido era possivelmente um apelido, aparentemente ele se chamava Arístocles.
Este filósofo se encontrava no limiar de uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que emergia, o que lhe propiciou uma riqueza de idéias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, mais com a força da paixão e da criatividade artística do que com a lucidez da razão. Sua obra é um dos maiores legados da Humanidade, abrangendo debates sobre ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
Ao contrário de Sócrates, que vinha de uma origem humilde, Platão era integrante de uma família rica, de antiga e nobre linhagem. Ele conheceu seu ilustre mestre aos vinte anos. Sócrates era bem mais velho, pelo menos quarenta anos separavam ambos, mas eles puderam desfrutar de oito anos de aprendizado conjunto. Platão teve acesso também, por meio de seu professor, aos ideais pré-socráticos. Com a morte de seu preceptor, o filósofo isolou-se, com outros adeptos das idéias socráticas, em Mégara, ao lado de Euclides.
Como Platão define a justiça a partir da analogia entre a sociedade e o indivíduo?
Platao define a justiça como um instrumento,reforçando a necessidade de sua pratica, em um trecho do livro Platão diz que a politica consiste em respeitar mutuamente cada individuo e ser justa,e que enquanto os homens nao tiverem essas duas virtudes:respeito e justiça seria impossivel que as cidades se reunissem em sociedade para se defenderem numa guerra.
Platão divide ais sociedade em 3 classes assim como ele tbm divide a alma do individuo em 3 partes sendo elas co-relacionadaa
Os governantes(classe social) devem usar a razao(virtude) o conhecimento para governar.
Os guardiões devem ter a coragem para que se possam vencer os problemas e alcançar seus objetivos.
E os trabalhadores estao relacionados ao apetite que sao as necessidades basicas e seus desejos mas sendo usada com temperança. Para haver moderaçao. E essas tres virtudes estao interligadas e baseadas na justiça.
...