Portifolio individual serviço social
Por: alissondants • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. Resumo...............................................................................................................3
2. Introdução...........................................................................................................4
3.Desenvolvimento..................................................................................................5
4. Conclusão.......................................................................................................... 6
7. Referencias.........................................................................................................7
1 RESUMO
A produção textual a seguir , tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos, sobre um dos problemas sociais que mais crescem no Brasil o uso do crack .
O uso do crack é um problema que deve ser enfrentado pela sociedade em conjunto com o poder público, para conscientizar as pessoas que este problema é mais grave do que parece, já que o mesmo não limita-se apenas ás grandes metrópoles .
2 INTRODUÇÃO
A seguinte produção textual , tratará sobre o uso do crack ,uma epidemia que vem crescendo em uma proporção significativa ,tanto que já é considerado pelos estudiosos um problema social. Problema este , que não está presente apenas no Brasil , mas também em vários outros países .Sendo assim não deve ser enfrentado apenas pelo poder público e sim pela sociedade como um todo para que juntos possam aplicar as politicas cabíveis voltadas a este problema.
3. DESENVOLVIMENTO
O uso do crack é um problema que atinge gravemente a sociedade, pois o crack é umas das drogas mais devastadoras , que causa a dependência quase que instantânea de seus usuários . Diferentemente das outras drogas ilícitas que tem o efeito prolongado , o efeito do crack não supera os cinco minutos , por isso a dependência se dá mais rapidamente .
O crack já causa transtornos em grande parte do Brasil, e fica ainda mais evidente nas grandes metrópoles pela quantidade de pessoas . A cidade de São Paulo é um bom exemplo, pois atualmente é lá que encontra-se a maior cracolândia do pais.
Este grave problema de saúde publica causado pelas drogas ilícitas, principalmente pelo crack, não atinge apenas os familiares dos usuários , mas causa também um efeito negativo na sociedade , pois as cracolândias se estendem desde os grandes centros até os pequenos municípios .O principal obstáculo para o combate a este problema é o fato de os traficantes andarem com uma quantidade pequena de droga ,para o caso de serem apanhados pela policia não serem enquadrados no crime de trafico, e sim como usuários .É por este motivo que o combate a este mal não pode ficar restrito apenas ao poder publico , é fundamental que a sociedade se envolva nesta luta através de campanhas , grupos de apoio, instituições entre outros .Precisamos dar um basta a esta epidemia o mais rápido possível .Mas para isto acontecer é preciso a compreensão e o comprometimento de todos para conseguirmos atingir este objetivo .O serviço social tem um papel importante nesta luta ,atuando através de mecanismos de apoio ,criados com o objetivo de auxiliar os familiares dos dependentes químicos .
Os efeitos desta droga tão agressiva nos usuários variam desde emocionais aos danos físicos. Pois os usuários largam tudo e todos para usar a droga , em função de seu efeito ser tão curto as pessoas tem que usar várias vezes por dia para satisfazer a sua necessidade .Este processo contribui para o afastamento do individuo de seus familiares e amigos .
O papel da família é importantíssimo em todas as fases do processo terapêutico do dependente , porem fundamental no inicio do tratamento onde o paciente não percebe que o que acontece com ele é decorrente de uma doença sendo que para este alucinações e delírios são reais ,dizer para o paciente que tudo não passa de sua imaginação não resolve, pelo contrário só aumenta a resistência ao tratamento . A família precisa passar confiança para o paciente , estimula-lo na aceitação de sua doença fazendo com que o mesmo aceite o tratamento.
...