Processos de trabalho do serviço social
Por: 12345daiani • 1/6/2015 • Projeto de pesquisa • 3.477 Palavras (14 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EM SERVIÇO SOCIAL
APARECIDA DE MENDONÇA AMORIM
DAIANI MARIA DOS SANTOS
GERLANE MATIAS DE SOUZA
ROBERTA K. CONCEIÇÃO DA COSTA
TEMA: Processos de trabalho do serviço social
[pic 3]
JOÃO PESSOA-PB 2015.1
APARECIDA DE MENDONÇA AMORIM
DAIANI MARIA DOS SANTOS
GERLANE MATIAS DE SOUZA
ROBERTA K. CONCEIÇÃO DA COSTA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,como requisito para disciplinas de: Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social, sob a orientação das professoras: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.
[pic 4]
JOÃO PESSOA-PB
2015.1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
Dados quantitativos................................................................................................3
2.A IMPORTANCIA DO IBGE....................................................................................3
o que e ibge...............................................................................................................4
oque e ideb................................................................................................................4
o indice espelha a realidade....................................................................................4
qual o objetivo do ideb.............................................................................................5
3. A IMPORTANCIA DOS INDICADORES SOCIAIS NAS POLITICAS PÚBLICAS..6
4.SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BASICA....................................................7
5. A IMPORTANCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO...........................................8
6.COMCLUSÃO......................................................................................................9
7 REFERÊNCIAS....................................................................................................10
1.INTRODUÇÃO
TEXTO CONSTRUÍDO EM GRAFICOS DE LINHAS E DE COLUNA, EQUAÇÃO, DADOS DE AUTORES.
DADOS QUANTITATIVOS
Representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas, apresentam-se com diferentes intensidades, que podem ser de natureza discreta - dados discretos, ou contínua - dados contínuos. De uma forma geral, tal como a pesquisa experimental, os estudos de campo quantitativos guiam-se por um modelo de pesquisa onde o pesquisador parte de quadros conceituais de referência tão bem estruturados quanto possível, a partir dos quais formula hipóteses sobre os fenômenos e situações que quer estudar. Uma lista de conseqüências é então deduzida das hipóteses. A coleta de dados enfatizará números (ou informações conversíveis em números) que permitam verificar a ocorrência ou não das conseqüências, e daí então a aceitação (ainda que provisória) ou não das hipóteses.
Os dados são analisados com apoio da Estatística (inclusive multivariada) ou outras técnicas matemáticas. Também, os tradicionais levantamentos de dados são o exemplo clássico do estudo de campo quantitativo (POPPER, 1972). Richardson (1989) expõe que este método é freqüentemente aplicado nos estudos descritivos (aqueles que procuram descobrir e classificar a relação entre variáveis), os quais propõem investigar “o que é”, ou seja, a descobrir as características de um fenômeno como tal.
A IMPORTÂNCIA DO IBGE
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
- O que é IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está inserido no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação. É um índice calculado para cada escola e rede escolar, que varia de zero a dez. Essa ?nota? é composta pelas taxas de aprovação dos alunos e pelos resultados de desempenho de alunos em testes que chamamos de larga escala (SAEB e Prova Brasil). O índice vem sendo calculado pelo Ministério da Educação desde 2007, mas, quando ele foi divulgado, os dados provinham do ano de 2005. E ele vai sendo divulgado de dois em dois anos.
- O índice espelha a realidade?
Em princípio é muito difícil mascarar o índice. Embora as taxas de aprovação sejam calculadas a partir das informações das escolas ao Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), existem também os resultados nas provas de Matemática e de Português. E sobre esses resultados as escolas não têm tanto controle assim. O que se coloca hoje em dia como um questionamento em relação a esse índice diz muito mais respeito a até que ponto o IDEB retrata a situação de qualidade da educação. O que poderia se agregar? Mesmo que se tome como ponto de partida ou se aceite a ideia de que o IDEB retrata de fato uma situação, ficam as questões: por que o IDEB é baixo? Quais são as condições de oferta educacional que mais influenciam esse IDEB baixo? E, além disso, o que poderá ser feito no sentido de horizonte? Essas condições podem evoluir positivamente?
...