Projeto de Intervenção: CRAS Cristo Rei Zona Leste
Por: regalleti • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.675 Palavras (15 Páginas) • 4.690 Visualizações
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
KELLY DOS SANTOS MONTEIRO BASTIANICKY
REGIANE GALLETI FREITAS
SILVANA RIBEIRO DA CONCEIÇÃO
Projeto de Intervenção:
CRAS Cristo Rei Zona Leste
Várzea Grande - MT
2014.
KELLY DOS SANTOS MONTEIRO BASTIANICKY
REGIANE GALLETI FREITAS
SILVANA RIBEIRO DA CONCEIÇÃO
Projeto de Intervenção:
CRAS Cristo Rei Zona Leste
Projeto de Intervenção apresentado como um dos requisitos do curso de Graduação em Serviço Social do UNIVAG – Centro Universitário.
Professora: Claudia Fernanda Galdino Delgado.
Leila Chaban.
Várzea Grande.- MT
2014.
SUMARIO
1. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO 4
1.1 Nome da Instituição: 4
1.2 Campo de estagio: 4
1.3 Coordenação: 4
1.4 Endereço / Telefone / Email: 4
1.5 Surpevisora de campo: 4
1.6 Estagiaria de Serviço Social: 4
2. APRESENTAÇÃO 4
3. JUSTIFICATIVA 6
4. OBJETIVO GERAL 6
4.1 Objetivo Específico. 6
5. PÚBLICO ALVO 7
6. REFERENCIAL TEÓRICO 7
7. METAS A ATINGIR 11
8. METODOLOGIA 11
9. RECURSOS 12
10. PARCEIROS OU INSTITUIÇÃO 12
11. AVALIAÇÃO / MONITORAMENTO 13
12. ORÇAMENTO 14
13. CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS 15
Projeto de Intervenção
1. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome da Instituição: Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS
1.2 Campo de estagio: CRAS Cristo Rei Zona Leste
1.3 Coordenação: Gonçalina Nunes Pereira Ribeiro
1.4 Endereço / Telefone / Email: Rua Professora Izabel Pinto, SN no Bairro Cristo Rei, na cidade de Várzea Grande-Mato-Grosso, Brasil – CEP: 78118-100 Telefone (65)3688-3006, e-mail: cras_cristorei@hotmail.com.
1.5 Surpevisora de campo: Sr.ª Beverly Barbosa Sales, Sr.ª Clotilde Vieira dos Santos e Sta. Emauele Helena de Moraes e Silva
1.6 Estagiaria de Serviço Social: Kelly Dantos Monteiro Bastianicky, Regiane Galleti Freitas e Silvana Ribeiro da Conceição
2. APRESENTAÇÃO
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS ) do Cristo Rei foi fundada em julho de 2005 sendo o primeiro CRAS atendendo aproximadamente 20 usuários por dia. O CRAS é uma unidade publica de base municipal responsável pela oferta de serviços de Proteção Social Básica as famílias que se encontram em situações vulneráveis. E um local considerado ``a porta de entrada´´ dos serviços de Proteção Social Básica do SUAS, atuando na rede de serviços sócios assistenciais locais da Política e Assistência Social da área de abrangência do CRAS.
A instituição e um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT, e uma unidade publica estatal descentralizada da política da assistência social, criado para atender as demandas dos programas Federais de Proteção Social Básica de Assistência Social, para famílias e seus membros.
O CRAS tem o seu funcionamento amparado pela artigo 6-C da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. O CRAS é destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
Sua área de abrangência e Regional, e atende 47 bairros, pois sua demanda do município e extensa, e são divididos por regiões, e a instituição disponibiliza das assistentes sociais a Sr.ª Beverly Barbosa Sales, Sr.ª Clotilde Vieira dos Santos e Sta. Emauele Helena de Moraes e Silva e composta por uma equipe técnica que são: Administrativos, Assistente Social, Coordenadora, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Psicóloga, Motorista para visitas domiciliares.
O CRAS deve funcionar, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizado 40 horas semanais, com a equipe de referência do CRAS, completa, esse horário pode ser flexível.
O CRAS tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhora na sua qualidade de vida, no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
A organização do espaço físico do CRAS, a composição e qualificação dos recursos humanos, a definição das metodologias empregadas e o planejamento das ações, que compões o trabalho social com famílias, deve ser concebida a partir das aquisições que o PAIF se propõe a oferta aos usuários.
Pode resultar em medidas da resolutividade e efetividade dos serviços, a serem aferidas pelos níveis de participação e satisfação dos usuários e pelas mudanças efetivas e duradoras em sua condição de vida. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais nos territórios, a unidade desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e de oferta do PAIF
...