Psicologia e serviço social
Por: discordo • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.485 Palavras (10 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
POLO- DIRCEU. CURSO- SERVIÇO SOCIAL.
DISCIPLINA- PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
GRUPO-
Francisca Feitosa. RA- 425548
Marinalda Alves. RA -422898
Elizete Rocha .RA - 412899
Jerônilda dos Santos. RA – 416267
ATIVIDADE PRATICAS SURPEVISIONADAS.
TUTOR A DISTANCIA-Profa. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO.
TERESINA – PIAUI.
INTRODUÇÃO
O filme conta uma verdade, descrita por quem viveu e conheceu o grupo de operações especiais o BOPE, que inspirou a criação do filme sobre a direção de Josè Padilha, tropa de elite um filme que mostra uma realidade obscura, com pessoas em sua maioria sem caráter, policiais corruptos, sem caráter fingido cuidar e zelar da sociedade e por traz de tudo muita corrupção, e desmando por parte da corporação, muitos policiais se tornam corruptos por diversos motivos baixos salários, por ambição, ou por estarem dentro de um sistema da qual não pode ser diferente, daquele ao que convivem seja na corporação ou em alguma missão de sua responsabilidade, como quando se misturam aos traficantes ou com os criminosos. O filme mostra que a tropa de elite è diferenciada, e separada dos outros policiais, o filme retrata adura realidade dos morros do Rio de janeiro, em especial do morro do turano onde predomina a prostituição, a corrupção, pessoas comropidas, mostra também os conflitos sociais que são familiar e social. A violência desenfreada da policia (tropa de elite) não so física mas também psicológica, moral e familiar, no meio disso tudo estão as famílias trabalhadores que só querem ter o direito de viver dignamente .
ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE
COM BASE NO FILME TROPA DE ELITE. A partir de uma perspectiva critica, percebe-se claramente a violação dos direitos humanos. Regras existentes na policia como parte do governo se fazem necessário para que haja mudanças com relação a atitude tomadas por eles. Tem que haver sim uma cumplicidade entre o governo e a policia para que possam junto encontrar soluções para a sociedade, sendo de uma maneira que não venham com isso tirar proveito próprio; revela-se que apesar de existirem diferentes organizações policiais no brasil, a questão de como os policiais lida com os cidadãos pobres e marginalizados traz a tona uma característica comum a todas elas; o abuso do poder e o uso de agressão física como forma de poder. Esta conduta também e adotada pelos traficantes que dominam as comunidades, no inicio o filme apresenta a policia militar tradicional carioca que esta tomada pela corrupção, recebem propina vindo do jogo do bicho e ganham também pela vendas de armas aos traficantes. Mas também mostra o BOPE, tropa de elite da policia militar, que fazem um trabalho de heróis apesar de todas as dificuldades.
O QUE E CULTURA? Cultura, significa cultivar e também todo aquele complexo que inclui conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela. Cada pais tem sua própria cultura que influenciada por vários fatores, por exemplo a cultura Brasileira e marcada pela boa disposição alegria, e isso também reflete na musica como e ocaso do samba que também faz parte da cultura Brasileira e uma das principais característica que diferencia dos demais animais e povos. A cultura também è um sinônimo, de sofisticação, de sabedoria, e inteligência, e educação, portanto a cultura acontece na interação entre os seres humanos, è algo que não se acaba, e algo que se constrói coletivamente e que esta em constante transformação. Ela è essencial, para a compreensão de diversos valores morais éticos que geram nosso comportamento social, è o meio pelo qual o homem se adapta as condições de existência transformando a realidade. Sendo assim em processo permanente de evolução, diverso e rico para uma ação na comunidade, são as praticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço tempo.
MANIFESTAÇOES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME TROPA DE ELITES.
O filme tropa de elites mostra diversas manifestações culturais, onde podemos destacar a mais marcante ao longo do da trama que e uma cultura voltada para as praticas ilícitas, dentro da própria corporação da policia militar do Rio de janeiro, podemos perceber claramente que, policiais que estavam entrando na corporação eram levados a cometer as mesmas praticas criminosas de antigos policiais. E ate os de patentes mais elevadas participavam de todo um ciclo de corrupção da cobrança de propina, para garantir a segurança e ter informações privilegiadas. O filme também mostra a classe media representada por estudantes universitários de direito, que realizavam trabalhos em ONGS nas favelas, e tinham suas opiniões criticas sobre a violência policial, no entanto indiretamente financiavam o trafico de drogas quando nas festinhas estudantis, consumiam drogas e na propia universidade. Com isso contribuíam para aumentar a violência que eles tanto criticavam, ou seja uma cultura hipócrita onde na teoria e de uma forma e na pratica e outra. Portanto o individuo marginalizados, vitima de uma conjuntura social de exclusão, apresentado como assassino cruel sem limites morais, diante do certo e do errado, do bem e do mal toma a atitude que lhes for mais conveniente, sendo incapaz de alcançar alguma compreensão sobre as consequências dos seus atos e o outro è um individuo, que se molda aos padrões sociais aceitos. Familiares trabalhadores convivem diariamente com uma rotina de violência, sendo ele próprio capaz de qualquer atitude, porem tendo plena consciência de suas atitude e de sua vida social, convivendo atormentado por conflitos sociais, e mergulhados em contradições, manifestando uma forma de subcultura na vivencia com os padrões de como as leis criadas pelos traficantes que acaba sendo essencial para sua sobrevivência.
CONFLITOS IDEOLÓGICOS INDENTIFICADOS. O primeiro conflito de ideias que indentificamos e o do soldado Jose Matias, que decide estudar direito com o intuito de que o curso tinha tudo a ver com a sua profissão mais na pratica era bem diferente pois se viu em uma corporação que teria como objetivo, garantir a segurança publica. Mais ao invés disso colaborava diretamente com o crime organizado e com a violência. O segundo conflito foi muito debatido em nosso grupo e não podemos deixar de destacar hipocrisia dos alunos, que pertenciam a uma classe social favorecida, que tinham trabalhos sociais em comunidades, mais eram usuários de drogas e que inclusive realizavam a venda dentro da própria universidade.
...