QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Por: dom07 • 8/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 295 Visualizações
“
QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA
O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social...”
Estatuto do Idoso
Agosto de 2017
1. APRESENTAÇÃO
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país contava com 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o país seja o sexto em número de idosos até 2025, quando deve chegar a
32 milhões de pessoas nesta faixa etária.
A proposta do Conselho de Assistência Social é uma adequação à Política Nacional do Idoso – Lei 8.842, de 04/01/1994, que define normas e padrões de funcionamento para serviços e programas de atenção à pessoa idosa.
Um dos requisitos para a construção do Centro de Convivência é que deve estar localizado dentro da malha urbana, com facilidade de acesso por transporte coletivo e, preferencialmente, próximo à rede de saúde, comércio e demais serviços da vida da cidade (posto médico, hospitais, supermercado, farmácia, padaria, centros culturais, cinemas, etc.), favorecendo a integração do idoso, independente e mesmo dependente, à comunidade do entorno.
O terreno deve ser preferencialmente plano e, se inclinado, dotado de escadas e rampas para vencer os desníveis.
Devem ser previstas áreas verdes (com caminhos e bancos), solarium, locais para jardinagem e outras atividades ao ar livre, sendo que referidas áreas devem ser adequadas ao terreno disponível para a implantação da instituição.
A Secretaria de Assistência Social disponibiliza de uma área, setor 08- Q.90–Lt 280-A=35.000m2, antigo Tele Centro.
O Conselho de Assistência Social nesse instante tem papel criar uma ponte entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Planejamento e as instituições que ofertam serviços de ensino na área de Arquitetura Urbanização, Engenharia, Psicologia e Serviço Social.
Os acadêmicos terão a possibilidade de construir junto com seus professores, através de curso de extensão, um projeto com impactos na áreas citadas.
O Conselho de Assistência Social fica responsável pelos contatos, pauta de reuniões, orientações e outras; quanto às orientações técnicas do projeto social fica a cargo da Secretaria de Assistência Social e nos projetos de arquitetura e engenharia a Secretaria de Planejamento.
2. JUSTIFICATIVA
A construção do centro de convivência para os idosos auxiliará no atendimento à população proposta pelo projeto e consistirá no fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais, contribuindo para autonomia, envelhecimento ativo e saudável, prevenção do isolamento social, socialização e aumento da renda própria. O centro de conivência é o espaço destinado à frequência dos idosos e de seus familiares, onde são desenvolvidas planejadas e sistematizadas ações de atenção ao idoso, de
forma a elevar a qualidade de vida, promover a participação, a convivência social, a cidadania e a integração intergeracional.
O projeto possibilitará no futuro uma ação interventiva que favorecerá a redução do crescente número de pessoas nas ruas, e em situação de vulnerabilidade e drogadição.
Também faz-se necessário oportunizar o resgate da autoestima e da sua própria identidade, contribuindo assim para uma reflexão do sentido da vida, e a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do indivíduo.
Com espaço construído poderá:
Proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de existências;
Estimular a participação do idoso desenvolvendo atividades educativas, culturais e recreativas;
Desenvolver atividades que proporcionem valorização pessoal e melhoria da autoestima;
Estimular ações que reforçam a visão dos idosos enquanto cidadãos ativos;
Investir em prevenção para redução das incapacidades que potencializa o envelhecimento;
Despertar a consciência do grupo para os benefícios gerados pela adesão da atividades desenvolvidas;
Identificar a problemática enfrentada pelos idosos por meio de atendimento individualizado;
Envolver demais membros familiares tendo vista proporcionar compreensão do processo de envelhecimento;
Estimular aspectos cognitivos: atenção, coordenação, memória e percepção;
Estimular a integração com a comunidade;
O trabalho possibilitará uma interação entre as equipes envolvidas no processo, essa ação transformará em aprendizado e cooperação social.
3. OBJETIVO
3.1 Geral
A construção do centro de convivência para o idoso, poderá possibilitar encontro de idosos e de seus familiares, e que através do desenvolvimento de atividades planejadas e sistematizadas no local, melhoraram seu convívio com a família e a comunidade. Possibilitar a integração do Conselho de Assistência Social, instituições e conveniadas, sejam públicas ou privadas e inserir alunos, professores e colaboradores na dinâmica e políticas da Secretaria de Assistência Social.
Apresentar aos alunos, enquanto cidadãos, que o projeto é uma forma contribuição social.
Acompanhamento especializado
O projeto contará com participação dos entes públicos; Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Planejamento. As secretarias disponibilizarão servidores especializados para contribuir com a produção dos trabalhos. As intuições e participantes mobilizarão professores e alunos, dentro de suas condições, grupo de extensão acadêmico.
3.2. Específicos
3.2.1. Oportunizar aos profissionais envolvidos, professores e alunos, uma experiência em que serão mesclados conhecimento em dinâmica pública, as etapas do processo do material a ser construído e a política social relacionada ao grupo de convivência do idoso.
...