RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: alves275 • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RENATA ALESSANDRA ALVES
RA 1221402095
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SUMARÉ/ SÃO PAULO
2017
[pic 3][pic 4]
RENATA ALESSANDRA ALVES
RA 1221402095
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio supervisionado do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado
SUMARÉ/ SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO................................................................................................ 04
- INTRODUÇÃO................................................................................................05
- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................06
- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................08
- Referências....................................................................................................09
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Renata Alessandra Alves
Curso: Serviço Social
Telefone: (19) 98318-8302/99768-4723 E-mail:renata.pedagoga@live.com
Nível do Estágio Supervisionado: 5º Semestre
Local de Estágio: Grupo de Apoio NISFRAM
Endereço: Rua Palmiro Novi, 297- Residencial Ipiranga.Sumaré-SP.
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Waleria Atiani Neres Teixeira
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Grasiela Santos
Carga horária: 150 horas Início: 28/08/2017 Término: 03/10/2017
I – INTRODUÇÃO
No Brasil, a lei nº6. 494 em 07 de Dezembro de 1977 criou o estágio oficialmente. Esta lei foi revogada pela nova lei nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008. Segundo a nova lei, a definição de estágio é “[...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos [..]”(BRASIL. Lei 11.788, 2008, art. 1) . No entanto existem registros leis e práticas de estágio supervisionado na formação de professores no Brasil desde 1930, que foram testadas ao longo dos anos, nascidas a partir da necessidade de se formar novos e melhores profissionais para o ensino nas escolas do país.
A nossa lei também define outros pontos, como o objetivo do estágio, que “[..] visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho[..]” (BRASIL. Lei 11.788, 2008, art. 1). Como podemos observar, o estágio serve para validar o aprendizado teórico, preparar o individuo para o mercado de trabalho, além de preparar para a vida em sociedade como um bom cidadão.
O que podemos analisar após ler estas afirmações, é que o conceito de estágio é todo voltado a formar profissionais de sucesso, e também bons cidadãos. Desenvolver o material humano enquanto se desenvolve profissionalmente tem peso igual no caminho para o sucesso, e é o que as empresas esperam. Já que falta ao estudante experiência profissional para poder se candidatar a uma vaga de emprego, nos estágios surge a oportunidade de superar esta dificuldade através da sua motivação e interesse de construir uma carreira.
Nesse contexto, a realização do estágio no grupo Nisfran representou um a possibilidade de aprofundamento dos saberes adquiridos durante a formação no curso de serviço social aproximando da realidade da carreira, por meio das atividades realizadas com os Surdos e Pessoas com deficiência auditiva – Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e com os jovens, adultos e idosos que necessitam de inclusão social e oportunidades de desenvolvimento do seu potencial pessoal, e profissional
II – DESENVOLVIMENTO:
A instituição onde foi realizado o estágio foi o Grupo de Apoio NISFRAM, localizado na Rua Palmiro Novi, 297, Residencial Ipiranga, em Sumaré/SP.A instituição foi fundada em 2001 e tem como objetivo desenvolver atividades e ações socioeducativas, culturais, de lazer, cidadania e esporte para surdos e pessoas com deficiência auditiva entre 6 e 17 anos, além de jovens, adultos e idosos.São definidos como missão ,visão e valores do Grupo de Apoio NISFRAM:
- Missão: Promover a inclusão social plena de crianças, adolescentes e jovens, ouvintes ou surdos, através do uso das novas tecnologias, oferecendo oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional, respeitando habilidades, interesses e conhecimentos prévios.
- Visão: Ser reconhecida como uma entidade que oferece oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens, ouvintes ou surdos, tenham acesso e compreendam o uso das tecnologias presentes em nosso dia a dia.
- Valores: Cidadania, Ética, Trabalho, Educação e Solidariedade.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Apoio NISFRAM estão compreendidos: Oficinas em animação em Stop Motion, internet, vídeo e fotografia; Informática básica; Danças e ritmos; teatro; Capacitação em Libras; Robótica com peças LEGO; Atividades de leitura e contação de histórias; Inserção e reinserção no mercado de trabalho; Orientação e Preparação para o Mercado de Trabalho; Capacitação LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e Apoio social em suas diferentes necessidades, Coaching em inclusão – Para jovens com deficiência, Coaching em inclusão – Para profissionais com deficiência. O alcance da atuação da instituição são as crianças, jovens e adolescentes da região de Sumaré (Parque das Nações, Residencial Ipiranga, Jardim São Francisco e Jardim Maracanã).
...