RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Gessica Fernandes • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
GOIÂNIA-GÓIAS
2014
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Diagnóstico Institucional e Social elaborado para fins de avaliação do Estágio Supervisionado I, Aplicado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP, sob a orientação da Supervisora de Campo Marlei Martins Ribeiro e Supervisora Acadêmica Juliana Duarte M. Dutra.
Mariusa Moreira Mendonça RA: 383860
Goiânia-Goiás 18-04-2014
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1.1. Identificação do Campo:
Nome da Instituição: (CTC) Centro de Trabalho Comunitário
Endereço: Rua E Q d 32 L t 22 Setor Progresso
CEP-74580530
Fone: (062) 3586-2206
Cidade: Goiânia-Go
1.2. Identificação do supervisor de campo:
Nome do supervisor: Marlei Martins Ribeiro
N° do CRESS: 04222
Email: marleimartins2013@hotmail.com
1.3. Histórico da instituição:
O CTC em seus 21 anos de existência tem desenvolvido trabalhos sociais com as famílias, tendo como publico prioritárias crianças, adolescentes e idosos. O trabalho tem caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidade e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Ressalta-se ainda que o trabalho do CTC têm como foco de trabalho a infância, adolescência, á juventude, o envelhecimento saudável e a profissionalização das famílias. [pic 3]
Finalidades e objetivos:
O CTC é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 1993, e tem por objetivo oferecer à comunidade em que está inserido apoio na busca de uma melhor qualidade de vida. Com esse fim, desenvolvem ações socioeducativas, culturais, ambientais, nutricionais, e de fortalecimento de vínculos familiares.
As pessoas atendidas no Centro de Trabalho Comunitário são beneficiadas com o Serviço de Convivência Fortalecimento De Vínculo, ou seja, crianças, adolescentes, idosos e famílias. O trabalho desenvolvido pela instituição tem caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos dos usuários em situação de vulnerabilidade social.
Para atingir suas metas, o CTC conta com uma equipe multiprofissional comprometida com a realização de trabalho social com famílias em situação de risco social.
A instituição tem em suas dependências físicas espaço para trabalhos em grupos, atendimento individuais, espaço para lazer e esporte e também umaárea destinada a trabalhos com meio ambiente em uma horta comunitária.
Demandas atendidas pela instituição:
Destaca-se o numero de usuário
- 300 (trezentas) crianças, adolescentes e jovens em destaque os jovens de 15 a 17 anos que fazem parte do PRO – JOVEM.
- 450 pais e /ou responsáveis pelos alunos em palestras diversas e escola de pais;
- 150 idosos em estado de abandono familiar, em dificuldades sociais e de inclusão, doente e aqueles em busca de convivência na 3ª idade;
- 100 jovens a partir de 14 anos e adultos de todas as idades nos projetos e vários cursos profissionalizantes;
- 1.500 pessoas (aproximadamente), de todas as faixas etárias, condições sócio-culturais, vindas de várias partes da cidade, inclusive do interior do Estado, que passam pela horta e farmácia alternativa mensalmente.
Principais características da população atendidas pela instituição:
Crianças e jovens de 06 a 15 anos: As 300 (trezentas) crianças, adolescentes e jovens que são atendidos pelo CTC. São atendidos nos períodos matutinos e vespertinos e até noturno. Os trabalhos destinados e executados neste seguimento são: Reforço escolar através de métodos lúdicos;
- Aulas de inglês;
- Aulas de Libras
- Aulas de violão
- Iniciação à informática;
- Religiosidade de forma ecumênica;
- Assistência à saúde;
- Assistência social e psicológica;
- Justiça: conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente, onde os direitos e deveres são atribuídos em palestras e conversas com os pais e os próprios alunos com relação ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Esporte e lazer (capoeira, futebol, vôlei, entre outros);
- Artes (teatro, dança, contadores de história,oficinas de artes plásticas e música).
- Café da manhã e almoço no período matutino e lanche pela tarde.
Estrutura e funcionamento da organização:
A Entidade possui sede contando com dois lotes(quadra de esporte e lazer do município- dois lotes), com várias instalações que de forma simples acolhe crianças, adolescentes, idosos e famílias dos usuários atendidos. Possui:
...