RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Sueli Figueiredo • 24/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.472 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
Sueli Figueiredo 395416
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CAMPO GRANDE/MS
2015
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.
CAMPO GRANDE/MS
2015
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO___________________________________________4
2. INTRODUÇÃO_____________________________________________5
3. DESENVOLVIMENTO_______________________________________6
3.1. Alcance social dos programas, projetos e serviços encontrados na Organização_________________________________________________6.
3.2. Execução do Projeto de Interveção___________________________8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________10
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________13
IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Estagiária: Sueli Figueiredo
Curso: Serviço Social
Telefone: (67) 9208-2883 E-mail Sueli_6862@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: Estágio Supervisionado II
Local de Estágio: Instituto Mirim de Campo Grande - IMCG
Endereço: Rua Anhandui, 294 Bairro Centro.
Nome da Supervisa Acadêmica: Carmen Regina Samogin de Lima CRESS 588-21ª Região/MS
Nome da Supervisora de Campo: Ana Claudia Ferreira - CRESS -2596-21ª Região/MS
Carga horária: 100 h Início: 03/03/2015 Término: 15/05/2015.
INTRODUÇÃO
O Projeto de Intervenção foi elaborado a partir de resultados obtidos com o diagnóstico social, realizado no Estágio supervisionado I, que surgiu da necessidade quanto ao levantamento das necessidades dos adolescentes com faixa etária de 14 anos á 18 anos, dos sexo feminino e masculino, Instituto Mirim de Campo Grande, onde aplicamos um questionário com o intuito de descobrir o problema desses jovens.
O Projeto foi realizado com o tema : A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ACOMPANHAMENTO DO JOVEM ADOLESCENTE.
Realizamos estágio no Instituto Mirim de Campo Grande que é uma entidade civil sem fins lucrativos com personalidade jurídica e de direito privado. Foi constituída na forma de associação nos termos da lei civil sem discriminação de sexo, raça, credo religioso e tendência política, com autonomia administrativo-financeira, tendo sua sede na cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, na Rua Anhanduí, 294, Centro, doravante foi denominada I.M.G.C., é regida por um Estatuto Social e por um Regimento Interno próprio e pela legislação pertinente em vigor, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – E.C.A.
Instituto Mirim de Campo Grande tem com objetivo contribuir com a preparação profissional do adolescente oriundo de baixa renda desta capital, visando a sua inserção no mercado de trabalho, bem como auxiliar o seu desenvolvimento educacional. E em sua missão acreditamos que a educação é obra transformadora, criadora, e que para criar é necessário modificarmos a ordem existente. Uma educação autêntica reordenada, e por essa razão, propor modificações incomoda. É essa dialética de ordem e desordem que se opera o ato educativo. O papel de qualquer instituição que tem como sujeito o adolescente, cabe-lhes promover a formação cultural, assentada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas.
Tratam-se assim, de capacitar os adolescentes a selecionar informações, mas principalmente, a saber, pensar de modo reflexivo para ascender ao conhecimento, a inserção no mercado de trabalho, bem como auxiliar o seu desenvolvimento educacional.
DESENVOLVIMENTO
O estágio foi desenvolvido no período de 03 de Marco à 15 de Maio do ano de 2015, de segunda a sexta-feira no horário das 12 horas às 17 horas em um total de 100 horas.
O Instituto Mirim de Campo Grande é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela preparação e encaminhamento de adolescentes das camadas populares ao mercado de trabalho. Tem como eixo norteador de suas ações a preocupação com o estrito cumprimento da legislação pertinente ao trabalho do adolescente. Ao mesmo tempo valoriza sobremaneira aspectos da educação que contribuem para melhorar o desempenho do adolescente no trabalho e consequentemente lhe garantir condições menos adversas em sua existência.
Neste sentido o Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG tem o objetivo de preparar os adolescentes, oriundos de família de baixa renda, na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, para o mercado de trabalho com noções profissionais básicas para competir num mercado cada vez mais concorrido, oferecendo-lhes perspectiva de um futuro melhor.
Anualmente o Instituto Mirim de Campo Grande, realiza concurso para o ingresso de novos mirins. Considerando o alto índice de concorrência, realiza-se rigoroso processo seletivo. Utiliza-se como critério para a seleção: faixa etária de 14 anos e seis meses até 15 anos e seis meses, escolaridade mínima de 8º série do ensino fundamental e renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, dentre outros critérios.
Após o ingresso do adolescente no IMCG, inicia-se o período de preparação para o trabalho de responsabilidade do setor Pedagógico. Ao término do curso os adolescentes são encaminhados para o Setor de Serviço Social que os seleciona para as vagas oferecidas de acordo com os convênios e contratos firmados.
Uma das condições indispensáveis para permanência do adolescente no IMCG é a frequência e o bom rendimento escolar.
Os adolescentes empregados têm todos os direitos trabalhistas assegurados previstos nas leis.
...