RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: Gabrielagama • 16/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
MEIRY GABRIELA SILVA GAMA DA ROCHA
RA: 8549872144
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
JUAZEIRO-BA
2016
[pic 2]
MEIRY GABRIELA SILVA GAMA DA ROCHA
RA: 8549872144
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de estágio apresentado no curso de serviço social do centro de educação à distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de estágio supervisionado I.
JUAZEIRO-BA
2016
SÚMARIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................6
2.1Identificação da Instituição.......................................................................6
- Descrever e analisar a realidade da organização...................................6
2.3Descrever o alcance social dos projetos, programas e serviços encontrados na Organização.........................................................................7
2.4Situar o espaço de estágio dentro da organização................................8
2.5. Descrever vivência considerando o aprendizado teórico metodológico articulado a pratica do serviço......................................................................8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................................10
JUAZEIRO-BA
2016
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Meiry Gabriela Silva Gama da Rocha
Curso: Serviço Social
Telefone: (74)981107844 e-mail: Gabriela_h-gatinha@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: Nível I
Local do Estágio: Sento-Sé-BA
Endereço: Rua Theodolo de Albuquerque S/N Centro
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Eucilene Rodrigues Pita
Nome do (a) Supervisor (a) Campo: Ana Rita Ribeiro de Souza
Carga Horária: 110 horas Inicio: 06/04/16 Término: 05/05/16
JUAZEIRO-BA
2016
1-INTRODUÇÃO
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência no desenvolvimento do estagio supervisionado I do curso Bacharelado em Serviço Social, o qual foi realizado no CRÀS (centro de referencia da assistência social) localizado no município de Sento-Sé – BA. Durante o período de estágio foram observadas e acompanhadas as realizações de: visitas domiciliar Sócio econômica solicitadas através de ofícios; visitas técnicas nas instituições locais prefeitura , fórum ,secretaria municipal de saúde e ao profissional farmacêutico; atendimentos individuais; encaminhamentos BPC e aos cartórios de serviço civil da sede e diversas comarcas; preenchimento de RA e declaração de pobreza; reuniões e planejamento de atividades a serem desenvolvidas ; observação e acolhimento grupo de mulheres com atividades e confecções artesanais, e auxilio ao grupo de crianças.
JUAZEIRO-BA
2016
2- DESENVOLVIMENTO
2.1Identificação da Instituição;
O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), foi implantado no Município de Sento-Sé / Ba no dia 12 de dezembro de 2001 está localizado na rua Theodolo de Albuquerque é um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Sento-Sé-BA buscando identificar as necessidades ,prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco no território de abrangência. É onde são necessariamente ofertados os serviços e ações do programa de atenção integral a família-PAIF, e onde podem ser prestados outros serviços, programas, projetos e benefícios e benefícios relativos às seguranças de rendimentos, autonomia, acolhida, convívio familiar e comunitária de sobrevivência a riscos circunstanciais. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias na proteção social de assistência social. O Município conta hoje com uma unidade de CRAS, prestando serviços sócios assistenciais a família e indivíduos inseridos na rede de Proteção Social de Assistência Social, identificando situações de vulnerabilidade e risco.
2.2 Descrever e analisar a realidade da organização (missão, visão, valores, serviços, programas realizados junto à comunidade);
Tem como objetivo prestar serviços de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e riscos sociais existente na comunidade, por meio do PAIF tais como: acolhimento, autonomia, sustentabilidade social, acompanhamento em serviços socioeducativos de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania, convivência familiar e comunitária.
- Descrever o alcance social dos projetos, programas e serviços encontrados na Organização;
No CRAS são de atendimento sócio assistencial às crianças, adolescentes, idosos, famílias e indivíduos, inserindo-os na rede de proteção social básica de assistência social, Os projetos e Programas executados no CRAS são desenvolvidos pela equipe de assistentes sociais, psicóloga e educadores sociais, Realizando acompanhamentos e assim, proporcionando as famílias diversidades de programas, como:
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV
- Grupo de Convivência com Idosos - tendo a finalidade de fortalecer a relação de grupo com a comunidade, desenvolvendo o sentimento de pertencer, interagir e compartilhar experiências.
- Grupo de Convivência com Crianças e Adolescentes- na realização de atividades lúdicas para estimular as crianças e fortalecer seu ciclo familiar e da comunidade.
Atendimento Social e Psicossocial que busca fortalecer a função proteção a família, contribuindo na melhoria na qualidade de vida.
...