RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: kedna • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.821 Palavras (8 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GEISANE DA SILVA CAMPOSRA: 372567
HELOISA DOS SANTOS CARVALHO RA: 364664
JAMES MARCIEL LEITÃO REIS RA: 362885
KEDNA ALVES ABREU RA: 329989
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CAXIAS-MA
2015
[pic 3]
GEISANE DA SILVA CAMPOSRA: 372567
HELOISA DOS SANTOS CARVALHO RA: 364664
JAMES MARCIEL LEITÃO REIS RA: 362885
KEDNA ALVES ABREU RA: 329989
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
CAXIAS-MA
2015
SUMÁRIO[pic 4]
1 IDENTIFICAÇÃO 03
2 INTRODUÇÃO 04
3 DESENVOLVIMENTO 05
2.2 Identificação da Instituição 05
2.3 Análise da Realidade da Organização 06
2.4 Espaço do Estagiário dentro da Organização 06
2.5 Vivência Teórico-metodológico articulado á prática do serviço 07
3 Considerações Finais 08
4 Referências 08
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Kedna Alves Abreu
Curso: Serviço Social
Telefone_: (99) 98139-4439 e-mail: Kednahalves@outlook.com
Nível do Estágio Supervisionado:
Local de Estágio: _ PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego / ACESSUAS- Trabalho)
Endereço: Rua 1° de AgostoBairro Centro – Caxias - Ma.
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Suzana Coelho Pacheco
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Maciane Pereira da Silva
Carga horária: 88 Hrs Início: 23/03/2015 Término: 30/04/2015
INTRODUÇÃO
O Estagio Supervisionado I trata-se de uma experiência e habilidades que proporciona ao estudante a participação aos programas da instituição e assim as competências básicas para a formação profissional e desenvolvimento da melhoria de conhecimentos do estagiário. Com isso fica clara a importância desta atividade, que traz imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário. Sendo que os maiores beneficiados será a sociedade e, em especial os assistidos que já fizeram o curso.
Foi realizado no PRONATEC na Rua 1° de Agosto Bairro Centro, Tem por Objetivo Promover a integração dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social, referênciamento na rede socioassistencial, conforme a organização do SUAS- Sistema Único de Assistência Social; articulação com as demais politicas públicas implicadas na integração ao mundo do trabalho, atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho com monitoramento durante esse processo.
A assistência Social a partir do seu reconhecimento enquanto politica pública de proteção social, ofertas, serviços, programas, projetos e benefícios de caráter preventivo com o intuito de desenvolver ações para que o risco não ocorra, bem como de reposição de direitos violados, na perspectiva de sua garantia.
O PRONATEC pode-se localizar em um lugar onde se encontra um alto índice de vulnerabilidade social, recebe diversas demandas que vão de encontro ás expressões da questão social. O estagiário de serviço social tem participação no planejamento e desenvolvimento de quase todas as ações dentro do PRONATEC, observação, visitar domiciliar, encaminhamentos e acompanhamento social.
2.2 Identificação da Instituiçãoe Análise da realidade da Organização do PRONATEC
O Estágio Supervisionado I, foi realizado Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho- ACESSUAS- TRABALHO na Rua 1 de Agosto Bairro centro na cidade de Caxias- Ma, A Resolução CNAS n°18/2012, institui o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho- ACESSUAS- TRABALHO, que se dá por meio da integração de ações das diversas politicas públicas, cabendo a Assistência Social viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho, conforme dispõe a Resolução CNAS n°033/2012.
O governo brasileiro vem desenvolvendo estratégias de inclusão social dos mais pobres, transferindo renda e expandindo serviços e benefícios socioassistenciais. Mesmo com esse esforço, 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema e não consegue acessar as políticas sociais, tais como: saúde, educação, habitação, assistência social, trabalho entre outros. O Plano Brasil Sem Miséria foi criado pelo governo federal visando romper barreiras que excluem e segregam essas famílias e indivíduos. Esse plano tem como principal estratégia articular transferência de renda acesso aos serviços e inclusão produtiva, com um conjunto de ações que envolvem criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios e Distrito Federal, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade ofertada aliados á sensibilização, mobilização, para a geração de ocupação e renda e a melhoria da qualidade de vida.
Referênciamento na rede socioassistencial, conforme organização do SUAS- Sistema Único de Assistência Social; articulação com as demais politicas públicas implicadas na integração ao mundo do trabalho; Atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho com monitoramento durante este processo; promoção da formação político-cidadã, desenvolvendo e/ou resgatando e/ou fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social; Garantia da acessibilidade e tecnologia assisti para a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, viabilizando a condição de seu alcance de para utilidade com segurança e autonomia dos espaços, mobiliários, tecnologias, sistemas e meios de comunicação, conforme o conceito do desenho universal e as normas da ABNT;Promoção dos apoios necessários ás pessoas com deficiência e suas famílias para o reconhecimento e fortalecimento de suas potencialidades e habilidades á integração ao mundo do trabalho;Execução de programas e projetos que qualifiquem os serviços e benefícios socioassistenciais ; Articulação dos benefícios e serviços socioassistenciais.
...