RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - TELÊMACO BORBA-PARANÁ
Por: LeticiaRolim • 31/10/2017 • Relatório de pesquisa • 7.627 Palavras (31 Páginas) • 295 Visualizações
LETICIA VIEIRA ROLIM DOS SANTOS– RA: 2858983987
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
TELÊMACO BORBA-PARANÁ
2017
LETICIA VIEIRA ROLIM DOS SANTOS– RA: 2858983987
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
TELÊMACO BORBA - PARANÁ
2017
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO................................................................................................05
II DESENVOLVIMENTO...................................................................................06
III CONCLUSÃO...............................................................................................09
IV REFERÊNCIAS............................................................................................11
1. IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Leticia Vieira Rolim dos Santos
Curso: Serviço Social
Telefone: (42) 9 9936 2526 e-mail: leticiasantosleticiarolim@gmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local do Estágio: Unidade de Pronto Atendimento
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 2071 Alto das Oliveiras, Telêmaco Borba-PR
Supervisor (a) Acadêmico (a): Caroline da Silva Nº CRESS: 10078/11ª Região
Supervisor (a) de Campo: Flavia Regina Kotleski Rodrigues Nº CRESS:2354/11ª Região
Carga Horária: 150 horas
Início: 22 / 03 / 2017 Término:24 / 05 / 2017
I – INTRODUÇÃO
0 presente trabalho tem por objetivo relatar atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado realizado na Secretaria municipal de Saúde no período de 22 de março a 24 de maio de 2017.
O estágio supervisionado é fundamental para a formação profissional do acadêmico, pois é o conhecimento prático de toda teoria aprendida em sala de aula.
É no estágio onde temos o primeiro contato com a realidade da vida profissional a qual escolhemos, onde fortalecemos vínculos conhecemos as dificuldades enfrentadas por cada setor e suas formas de solucionar cada uma delas.
A Secretaria de Saúde busca superar a lógica fragmentada de saúde fortalecendo as redes de atenção à saúde e serviços por meio de estratégias de apoio matricial e projetos de saúde no território, buscando também a capacitação da comunidade para atuar na melhoria da informação e sua qualidade de vida e saúde.
Durante estagio realizamos a organização de documentos de usuários nos proporcionando com essa atividade o conhecimento passo a passo dos protocolos de atendimentos.
Participando de reuniões nos Conselhos Municipais, e nos CRAS (Centro de Referência Assistência Social), acompanhamento de visitas domiciliares. Observação no atendimento do serviço social aos usuários, que tiveram orientações e encaminhamento de acordo com a sua necessidade, informações sobre seus direitos e autorizações de casa de apoio e ou isenção de taxas de pedágio, para usuários em tratamento fora do domicilio. Oxigenoterapia domiciliar, isenção de taxas no transporte coletivo municipal entre outros. E também de reuniões e palestras de planejamento familiar, os quais foram realizados nas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Observamos comprometimento com a população a qual aceitou e compareceu nas palestras, tendo participação efetiva e proveitosa. O resultado foi possível perceber com a procura do projeto de planejamento familiar. Observamos o dia a dia de cada setor pois hoje a secretaria de saúde conta com equipes multidisciplinares que se subdividem por setores de atendimento.
II – DESENVOLVIMENTO:
A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba que encontra-se localizado na rua Prudente de Moraes, nº109, Alto das Oliveiras é o órgão encarregado de prestar assistência à saúde da população promovendo o diagnóstico de doenças formulando politicas municipais para seu enfrentamento diminuindo as consequências e agravamentos dos riscos, atuando com serviços preventivos e curativos, assegurando condições de igualdade ao acesso de atendimento da promoção e resgate da saúde e exercício pleno do poder de polícia sanitária.
Visa divulgar a comunidade os serviços prestados pelo município na área da saúde, e prestar ao governo municipal as informações necessárias ao estabelecimento de políticas de saúde, mantendo mecanismos de auditoria de controle e avaliação das ações e serviços. Entre seus valores estão a gestão democrática e participativa, responsabilidade social, humanização, ética, cooperação, compromisso com a comunidade.
Ao analisar as metas previstas no Plano Municipal de Saúde para os anos de 2014 à 2017, concluiu-se que em relação a atenção básica que é o compromisso da gestão municipal pactuado ao Ministério da Saúde era de :68% no ano de 2014 com previsão de ampliação para 80% em 2017. Isso significa uma capacidade de melhorias e ampliações de 3% ao ano sendo possível fazer uma estimativa de que ainda faltam sete anos para atingir 100% da cobertura da área municipal. Portanto em termos de efetividade e eficácia estima-se que o município tem capacidade de atingir 80% até o final deste ano. Também é importante ressaltar que a maior falha está relacionada a saúde bucal e diagnóstico tardio de HIV, e acesso de exames laboratoriais e de apoio a diagnósticos qual não atinge nem 40%da cobertura da população.
A secretaria municipal de Saúde busca assegurar o usuário quanto a saúde e bem estar, para isso conta com programas e projetos como: Mãe Paranaense, Combate ao Tabagismo, TFD-Tratamento Fora do Domicilio, Redes de enfrentamento a violência doméstica, Conselhos Municipais de Direito, Redes de atenção à Saúde e a Saúde mental com ênfase no enfrentamento da dependência química, a UPA-Unidade de Pronto Atendimento. A UPA é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade fazendo parte do Sistema Único de Saúde. A UPA oferece atendimento de urgência, pediátricas, clínicas e odontológicas, além de sua grande diversidade de atendimentos, a unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência, tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência", para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência, distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência. O serviço Social tem a função na UPA de fazer a liberação do oxigênio, de notificar casos de violência, atendimento ao usuário, busca por meios de informação e conscientização dos usuários dar suporte ao paciente, tendo como objetivo melhorias a Assistência Integral a Saúde da População levando-a mais perto através da implantação das redes de atenção à saúde. Os pacientes que procuram a UPA são avaliados de acordo com a classificação de risco, ou seja, os casos mais graves terão prioridade, após o atendimento, o paciente pode ser liberado ou permanecer em observação em até 24 horas, caso necessário, pode ser removido para um hospital de referência.
...