RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISONADO I
Por: vaanma • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.707 Palavras (15 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
MARIA DA GLORIA ANDRADE NASCIMENTO-RA 2328717103
RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PORTO SEGURO – BAHIA
2018
[pic 2]
RELATORIO: ESTÁGIO SUPERVISONADO I
MARIA DA GLORIA ANDRADE NASCIMENTO
RA 2328717203
O RELATÓRIO APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD DA UNIVERSIDADE – UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA SUPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONAO I
PORTO SEGURO – BA
2018
[pic 3]
SUMÁRIO:
1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇAO .......................................................4
2. INTRODUÇÃO .........................................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO .............................................................................6
3.1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DURANTE ................................................7
4. CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................................8
5. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................9
[pic 4]
1-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
Nome do Estagiário: Maria da gloria Andrade Nascimento
Curso: Serviço Social
Telefone: (73) 99760160
E- mail: mariagloria46@yahoo.com
Nível do estágio supervisionado: Estágio supervisionado I
Local do Estágio: Instituto Mãe Terra
Endereço: Rua Antonio Osório Batista, nº 103- 1ºAndar
Nome do Supervisor Acadêmico: Tatiana Santana Barreto Souza
CRESS 9468/5ª
Nome do Supervisor de Campo: Evanelucia Goes De Souza Porto
CRESS 014551/5ª
2-INTRODUÇÃO
O atual estágio visa fazer uma reflexão critica sobre novos desafios numa perspectiva ampla visando uma pratica consciente e eficaz para uma formação de qualificação profissional, que se depara com vários desafios reconhecendo os fatores pela demanda de atuar na questão social brasileira.
A Instituição tem parceiros como a VERACEL CELULOSE S.A, SECULT/BA, e ITAÚ SOCIAL / COMDICA DE PORTO SEGURO.
A finalidade deste relatório e promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais, trazendo pra essas famílias carentes uma condição de vida de transformar a população de forma que facilite contribuir com a formação de buscar formas de diminuir a desigualdade social dessas famílias de situação de pobreza.
O estágio tem como referência a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, com seus onze princípios indicando o rumo ético-político a serem seguidos pela categoria profissional, assim como os conhecimentos a serem buscados; a resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social e a PNE – Política Nacional de Estágio instituída pela ABEPSS no ano de 2010.
3 – DESENVOLVIMENTO
O instituto Mãe Terra e uma associação de para o desenvolvimento territorial estão estruturadas projetos e programas, são realizadas em áreas rurais, periféricas, escolas de redes publicas, com intuito de ajudar famílias e crianças carentes tendo apoio do Itaú social, veracel celulose, condica prefeitura de porto seguro e Governo da Bahia. Temos os projetos que são: Filhos da Terra um despertar para a educação cidadão, Filhos da Terra núcleo indígenas de iniciação esportiva e inclusão social.
- O projeto Filhos da Terra um desperta para a educação cidadão:
O objetivo geral desse projeto e a diminuição da vulnerabilidade e risco social de crianças de 6 a 11 anos da rede publica de ensino do município de Porto Seguro-BA. Onde acontece nas escolas contaçoes de historia, vernissage e baile do futuro, onde realiza oficinas de socioprodutivas com as mães fazendo um reaproveitamento de matérias recicláveis como caixa de leite, retalhos. Para os filhos tem a oficina de socioeducativos com que as crianças fazem oficinas de arte, contaçao de historias com fadas, fabricações de bonecos, estimulando a criatividades dessas pessoas carentes.
- O projeto filhos da terra núcleo indígenas de iniciação esportiva e inclusão social
O objetivo geral desse projeto e o atendimento de crianças e adolescentes de idades de 7 a 17 anos das aldeias indígenas de Porto Seguro e Arraial D Ajuda, participam de atividades de como futebol e atletismo indígena, associado a modalidades tradicionais indígenas arco e flecha, visando o desenvolvimento integral a melhoria da qualidade de vida, a convivência familiar e comunitária para a valorização da cultura e da vida da população alvo, onde tem o apoio da SUDESB/BA
3.1- RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO I
Nesse primeiro estágio as atividades observadas nesse período que iniciei no dia 23/03/2018 e finalizei no dia 01/06/2018 foram diversificados. Na primeira semana, foram realizadas algumas visitas às escolas para a realização do Projeto Filhos da Terra, onde foram realizadas algumas Oficinas sócias produtivas para as mães onde usaram a criatividade de produzir objetos decorativos com reaproveitamento de garrafas pets e caixa de leite e retalho. Para as crianças tinha oficina sócio educativo onde participaram de contaçao de historia, jogos de matemática. Também acompanhei o desenvolvimento do Instituto Mãe Terra juntamente com a Assistente Social e outros funcionários.
...