RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: danielesdebrito • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.185 Palavras (9 Páginas) • 852 Visualizações
[pic 1]
DANIELE SANTANA DE BRITO - RA: 426723
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CAMPO GRANDE - MS
2015
[pic 2]
DANIELE SANTANA DE BRITO - RA: 426723
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
CAMPO GRANDE - MS
2015
SUMÁRIO
I – IDENTIFICAÇÃO
II – INTRODUÇÃO 5
III – DESENVOLVIMENTO ..6
a) Identificação da Instituição: 6
b) A realidade da organização: 6
c) Programas e projetos sociais na organização: 7
d) Espaço do Estágio dentro da organização: 7
e) Aprendizado teórico-metodológico: 7
IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS 1
V – REFERÊNCIAS 2
I – IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Daniele Santana de Brito RA:426723
Curso: Serviço Social 5º semestre
Telefone: (67) 92776734 E-mail: danniellesantana@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul- ABREC/MS
Endereço: Geraldo Agostinho Ramos, 781 Jardim TV Morena
Nome do Supervisor Acadêmico (a): Olinda Márcia de Souza Brito
Nome do Supervisor de Campo (a): Norilene Aparecida da Silva
Carga horária: 100 h/a Início: 03/03/2014 Término: 10/06/2014.
II – INTRODUÇÃO
Objetivamos destacar a questão social da instituição e suas demandas, através do diagnóstico social averiguamos a situação socioeconômica dos usuários atendidos pela Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul/ABREC-MS, com a intenção de identificarmos a situação problema e por meio da analise dos dados coletados na entrevista projetamos uma intervenção na tentativa de amenizar a situação.
A associação tem como filosofia não aceitar o sofrimento e as dificuldades que os renais crônicos e seus familiares enfrentam, pois ela considera direitos humanos como principio fundamental e universal e através disso busca valorizar e consolidar a prática da diversidade humana e cultural como um benefício para inclusão e integração dos usuários e seus familiares.
A associação sentiu a necessidade de promover uma nova proposta de ação, apostando e investindo na formação pessoal dos renais crônicos e desta forma proporciona um serviço eficiente nos projetos desenvolvidos.
O assistente social dentro da entidade tem uma das mais importantes atribuições, pois é qualificado para realizar os procedimentos necessários para amparo, proteção, promoção e recuperação social do usuário e sua inserção na sociedade. O assistente social além de intervir na realidade social do usuário, tem a missão de fazer valer as políticas públicas através de um trabalho serio e de comprometimento, conquistando o reconhecimento, a parceria e o apoio de órgãos públicos, movimentos sociais, meios de comunicação e a sociedade em geral.
A instituição conta com um assistente social e o apoio de estagiários do curso de Serviço Social das instituições conveniadas e pessoas que cumprem penas alternativas (apenados), desenvolvem tarefas conforme a necessidade da instituição.
III – DESENVOLVIMENTO
a) Identificação da Instituição:
Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul- ABREC/MS
Endereço: Geraldo Agostinho Ramos, 781 Bairro: Jardim TV Morena
CEP: 79050-080 - Contato: (67) 3342-1713
Email: abrecms@gmail.com / site: <www.abrec.com.br>
CGC/CNPJ: 26.844.415/0001-35
Nome da mantenedora: Luzia Auda da Silva Carvalho (Presidente).
b) A realidade da organização:
A Associação considera os Direitos Humanos como princípio fundamental e universal e tem a filosofia e preocupação com os sofrimentos e as dificuldades que os renais crônicos e seus familiares sofrem.
A Entidade busca consolidar a prática e valorizar a diversidade humana e cultural como benefício para inclusão e integração das pessoas.
Avistando a dificuldade que os renais crônicos e seus familiares passam no mercado de trabalho em decorrência do tratamento (as seções realizadas 3 vezes na semana, com duração de 4h cada uma) a Associação começa a ter uma necessidade de consolidar uma nova proposta de ação.
Além da Assistência, apostando no trabalho secundário com as famílias por meio de atividades laborais e que qualificações profissionais possibilitando desta forma, um serviço eficiente nos projetos desenvolvidos, capacitando e sendo inserido no mercado de trabalho, uma vez que os renais crônicos permanecem fragilizados e não conseguem desempenhar suas atividades diárias.
A Associação fornece aos usuários produtos básicos e alimentícios como; Carne, frango, verduras, leite, frutas, legumes e medicamentos de custo elevado. Conta com atendimento qualificado destacando: Advogado, Dentista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Assistente Social, Farmacêutico, Terapia Ocupacional. Oferece curso de artesanato, corte e costura, informática, assessoria jurídica – Informação e tomada de providências em âmbito judicial e extrajudicial. Palestra educativa para melhorar a qualidade de vida, esclarecimento e dúvida do usuário com relação à doença.
...