Relatorio de Serviço Social II
Por: edinilzagomes • 18/2/2017 • Trabalho acadêmico • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 476 Visualizações
[pic 1][pic 2]
jaci melo feminella
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Coordenador do curso: Prof.ª
2015/2
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II
PROJETO DE AÇÃO
Vitória da Conquista
2015/2
- Apresentação
O presente trabalho nos dará uma visão ampla de reconhecimento do território como uso institucional de múltiplos agentes com suas deficiências, necessidades, características, focando as áreas a partir de dados desse território, que, através da observação e visitas domiciliares, tenha-se o conhecimento sobre o território e as famílias, como vulnerabilidade, riscos, culturas, programas sociais etc.
O bairro Nova Cidade está localizado na cidade de Vitória da Conquista, um município do interior da Bahia. Sua população, conforme dados do IBGE, em 2014, é de 340.199 habitantes. A região de Vitória da Conquista compreende as cidades de Barra do Choça, Planalto e Poções. Devido à localização em uma altitude próxima de 1000m acima do nível do mar, sempre foi um grande produtor de café. A partir dos anos 80 o município realça sua característica de pólo de serviços. A educação, a rede de saúde e o comércio se expandiram, tornando a cidade a terceira economia do interior baiano. Esse pólo variado de serviços atrai a população dos municípios vizinhos. A educação é um dos principais eixos de desenvolvimento deste setor (Fonte: Intenet - Wikpedia, 2014).
Este projeto proporcionou, por meio de uma análise, dar ênfase as situações vivenciadas pelos moradores do bairro Miro Cairo, sendo assim, despertar aos futuros profissionais do Serviço Social, uma reflexão teórica-prática a partir da realidade social.
Esta pesquisa está fundamentada em coleta de dados por meio de entrevistas, visitas institucionais e visitas domiciliares na Comunidade Nova Cidade, situada na Zona Leste do município de Vitória da Conquista, Região Sudoeste do Estado da Bahia. com exigência do Projeto de Extensão do Curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR.
O presente estudo da realidade territorial do município supra citado, desenvolve senso crítico à pesquisadora fomentando a uma análise da situação sócio-econômica da Comunidade afim de que seja conhecido o retrato real das condições que a população tem passado, muitas vezes não estando em sintonia com as condições básicas que a Constituição dá direito e não são alcançadas em toda sua plenitude.
Na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, define os direitos sociais por excelência, como a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, à infância e aos desamparados.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)
Vários aspectos são levados em consideração para elaboração do presente trabalho: os perfis sociais, econômicos, culturais e as formas de organização familiares, observando-se suas necessidades, conflitos, demandas, sem perder de vista o caráter ético e sigiloso quanto às informações coletadas, respeitando-se os limites e o direito à privacidade dos entrevistados.
Através dessas entrevistas, foi possível identificar algumas necessidades, aprofundando a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos habitantes da Comunidade Nova cidade.
Sendo a efetivação de todos estes direitos uma obrigação do Estado, é aqui que se inserem todas as polícias públicas, voltadas às melhorias sociais e à segurança dos direitos sociais.
Este trabalho é parte fundamental das atividades é parte fundamental das atividades obrigatórias do estágio II no curso de graduação de serviço social, da Universidade Norte do Paraná Pólo de Vitória da Conquista – Ba, no período de 16 de Março de 2015 à 27 de Maio de 2015 com supervisão de campo da Assistente Social Kátia Dias dos Santos e supervisora acadêmica e Assistente Social Vanessa Severino Santos Silva, realizado no Programa Conquista Criança o mesmo foi criado e executado no Programa com os responsáveis dos educandos.
Pretendo com esse projeto definir quais são os tipos de coerência dos responsáveis pelos educandos em sua comunidade.
O Município de Vitória da Conquista encontra-se na região sudoeste do Estado da Bahia e nordeste do Brasil, com a população aproximadamente de 350 mil habitantes sendo o terceiro Município do Estado mais populoso.
O projeto será de grande importância para o compartilhamento experiências entre as pessoas.
Pretendo mostrar a importância de administrar os seus resultados. A administração é de grande importância para o controle das finanças.
2 – Justificativa
A presença do Assistente Social no projeto tem como objetivo promover a supervisão, orientação e elaboração do estudo da realidade das famílias e do território, com levantamento de dados das famílias, afim de conhecer o perfil social.
O trabalho a seguir tem o objetivo de conhecer a realidade e características da comunidade Nova Cidade, com uma reflexão teórico-prática, a partir da realidade social, como também despertar os futuros profissionais do serviço social para um agir diante das demandas identificadas na comunidade observada.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral:
Esclarecer e orientar a população de baixa renda, em situação da vulnerabilidade social, moradores da comunidade Nova Cidade, quanto a importância da participação social nas políticas publicas, especialmente nos programas habitacionais, a partir da utilização do CAD Ùnico, instrumento de diagnostico social e de inserção das famílias ofertado.
3.2 – Objetivos Específicos:
Incentivar a comunidade Nova Cidade a conhecer CAD Ùnico e os programas que estão atrelados a este.
...