Relatório Laboratorio Instrumentos de Técnicas e Serviço Social II
Por: celyne29 • 3/7/2019 • Relatório de pesquisa • 2.125 Palavras (9 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Pará
CampusUniversitário do Marajó – Breve
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Instrumentos de Técnicas e Serviço Social II
Professora Doutora Jacqueline Guimarães
Discente: Francelyne de Fátima Araújo Silva
- Instrumentos de Técnicas e Serviço Social II
No dia 09 de Fevereiro de 2018, às 9:00 da manhã deu-se início as aulas da referida disciplina, onde houve apresentação da ementa e também foi disponibilizado vários textos bibliográficos para que pudéssemos ter referências das metodologias utilizadas durante o desenvolvimento da matéria, os textos nos ensinaram como se faz e se utiliza os instrumentais técnicos-operativos do assistente social tal como: Diário de campo, visita domiciliar, entrevistas, relatório, laudo e pareces entre outros, e o quanto é importante o uso dessas documentações tais como registros no dia-a-dia da ação profissional, como o diário de campo é fundamental para que se possa analisar dados, permitindo a sistematização elaborada pelo Assistente Social diante as realidades sociais, as analises ou diagnósticos sobre essas realidades dão visibilidade as maneiras de planejamento e também as execuções das ações profissionais.
As aulas de Instrumentos de Técnicas e Serviço Social II, ministrada pela professora Doutora Jacqueline Guimarães, para a turma flexibilizadado município de Melgaço-Marajó no 4º período letivo, incluiu também momentos de dinâmica entre a docente e a turma que possibilitou mais interação do grupo e possibilitou a elaboração desse trabalho, que tem o objetivo relatar descritivamente tudo que foi ministrado, trabalhado e compreendido por nós discentes sobre a importância dos momentos que iremos documentar a ação profissional quando futuramente estivermos trabalhando como Assistentes Sociais,essas determinadas atividades, foram de grande importância no nosso processo de formação profissional.
A sistematização da prática do assistente social é muito importante, que se dá pela produção de registrospara compreender melhor determinada situação, permitindo a prática profissional. Precisamos ter uma organização ao utilizar nossos instrumentos e técnicas de uma forma crítica tendo um olhar de político e ético, esse um momento muito importante para a prática do serviço social, pois permite a interação do sujeito e do objeto. Dessa forma, o profissional precisa considerar esta relação em seus diversos aspectos, político, ético, institucional e social. É toda a açãode organização teórico-metodológico e técnico instrumental da ação profissional.
2. Principais pontos dos textos (Observação, Parecer, Relatório Social, Laudo e Perícia).
2.1 OBSERVAÇÃO: o olhar da observação, o olhar sensível, pensante reflexivo gera para nós novas aprendizagens,para que tenhamos compreensão deque a existência humana e sua relação se dá pelo olhar do outro e que a participação da sociedade é fundamental para análise teóricaa ética do olhar. A atitude humana que se difere nasrelações sociais, já que o sujeito depende de outraspessoas para ser, aprender, conviver, fazer e empreender.
Observar para compreender o atendimento à população em vulnerabilidadesocial. Foerster (1996) emprega o termo no sentidode não ver com os olhos, mas através deles. De acordo com Foerster (1996, p. 59), equivale a alcançar a compreensão de algo, utilizando o olhar sensível e observador nas relações e na comunicação entre as pessoas, organizações e sociedade nas relações e na comunicação entre os mesmos, esse olhar difere as relações sociais, já que uma pessoa depende de outras para viver em sociedade. O ato de olhar é a ação de sair de si para ver o outro e compreender a sua realidade, esse é o inicio que o ser humano tem para enxergar o mundo.
2.2 PERÍCIA: É uma avaliação, exame ou vistoria, chamada de perícia social, que tem como finalidade auxiliar uma determinada decisão. Elaborada por meio do estudo social e implica na elaboração do laudo e posteriormente na emissão do parecer, sua preparação requer a utilização de instrumentos e técnicas próprias do exercício profissional, que são importantes para analise de uma determinada situação, e assim elaborar o parecer, dessa maneira a perícia é o estudo social que tem como base os fundamentos teóricos-metodológica, ético-politico e técnico operativo, para finalidades relacionadas a avaliações de julgamentos, sempre de acordo com os direitos, princípios, e especificidades da profissão.
2.3 RELATÓRIO SOCIAL: É um documento especifico, elaborado pelo Assistente Social, apresentando a descrição e interpretação de uma determinada situação da questão social, é um dos objetos de intervenção profissional muito comum no sistema judiciário, geralmente relacionado a Vara da Infância e da Juventude, para informar, esclarecer, subsidiar, documentar um Auto Processual, envolvendo algumas medidas protetivas ou socioeducativas, igualmente as demais documentações profissionais usamos princípios éticos para nos ajudar, o que deve ser colocado ou não no prontuário do Serviço Social, o que será expostos a outros agentes e que poderão vir a público.
2.4 LAUDO:Tem a finalidade de dar apoio a algumas decisão judicial, contribuindo para instauração de um juízo, com elementos que possibilitem o julgamento, como avaliar, escolher e decidir,, muitas vezes relacionadas as crianças que se encontram em situação de risco, mas também a adultos que necessitam de algum benefício. O Laudo apresenta informações de base social que envolvem direitos fundamentais e sociais, constituído por uma introdução com o objetivo de identificação curta dos sujeitos envolvidos, metodologia de construção claras, um relato analítico da questão estudada e a conclusão ou também o parecer social, contendo breve analise crítica apontando indicativos de alternativas do ponto de vista do Serviço Social, divulgando o posicionamento profissional diante a questão social analisada. Não deve conter detalhamento do estudo, o mesmo deve ter registros variados, a não ser por algumas situações que são imprescindíveis um detalhamento e clareza mais aprofundados, sempre de acordos com a proposta éticos da profissão.
2.5 PARECER SOCIAL: É um esclarecimento e analise com suporte dos conhecimentos próprios do Serviço Social, está relacionado a decisões que são tomadas focadas objetivamente na situação social determinada, com objetivo de analisar a situação, sempre se referenciando em fundamentos teóricos, éticos e técnicos característicos do Serviço Social.
O Parecer Social é um instrumento que levanta os elementos característicos e para emiti-lo devemos considerar os valores e significados presentes no contexto sócio cultural, tais como: núcleo familiar, necessidades básicas entre outros, baseado nas observações e na realização do estudo socioeconômico, devendo comunicar a opinião do profissional sobre a situação, o conteúdo é baseado na situação de maneira clara e objetiva, porém de uma maneira que distingue algumas situações. Tendo sempre conhecimento sobre a burocracia institucional, dos direitos dos usuários e a possibilidade de viabilização desses direitos através desse instrumento.
...