Relatorio filme biultiful
Por: tatilauretti21 • 27/9/2015 • Resenha • 574 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
O filme Biultiful retrata o quotidiano de diversos trabalhadores que tem seus direitos violados, bem como a historia de vida de Uxbal, personagem principal, um pai de família simples, inserido em um universo social complexo, onde trabalha com coisas ilícitas para cuidar dos filhos. O filme também retrata diversas questões relativas à sociedade, como a relação entre o capital e o trabalho, a prática de negócios ilícitos, o trabalho escravo, a questão da crendice popular, o uso de drogas, entre outras.
O personagem principal é retratado sob vários aspectos. De um lado coordena atividades ilícitas com perigosas negociações com africanos e chineses ilegais que vão tentar a vida na cidade de Barcelona, que envolvem funcionários clandestinos e imigrantes pobres que se sujeitam a condições de trabalho desumanas para sobreviver, e aceitam morar em um quarto pequeno, escuro e sem ventilação, em condições insalubres. Essa atividade ilícita lhe proporciona o principal sustento de sua família. De outro lado ele possui o dom de falar com os mortos, e aproveita para usar esse dom, e receber alguns trocados. Não bastasse isso, o personagem é pai de dois filhos e, além de se responsabilizar por eles, acaba tendo que cuidar de sua ex-companheira devido a seu envolvimento com drogas. Ela é uma mulher viciada e instável psicologicamente, o que ocasiona diversos conflitos familiares, e acaba expondo as crianças a brigas e discussões entre seus pais, até mesmo uma negligencia por parte da mãe, que sai pra comprar drogas e as deixa só em casa.
As dificuldades diárias enfrentadas pelo personagem principal para criar seus filhos, passando por diversos problemas e riscos profissionais, e a difícil relação com sua ex-esposa, o faz um homem frio e introvertido. Certo dia ele descobre que tem um câncer maligno e que está com os dias contados, daí vive perturbado com medo de não ver seus filhos crescerem e faz de tudo para organizar a vida deles para que não sofram tanto quando ele os deixar. Ele se mostra por vezes seco e frio em decorrência da vida difícil em que vive e cheia de responsabilidade, depois se revela aos poucos, um homem humano e solidário, pois mesmo buscando o seu próprio beneficio, ele não se esquece da dignidade do próximo, ou seja, mesmo que ele, de certa forma explore os trabalhadores, que vivem em condições subumanas e infrinja as leis, demonstra também preocupações com as condições mínimas de vida dos trabalhadores, e com algumas chega até a manter um laço afetivo.
O filme mostra a cidade de Barcelona, que como em quaisquer outras cidades do mundo, que acontece coisas ilegais, injustiças, trabalho desumano, problemas relacionados com a droga, conflitos familiares, dentre outras questões. Uma cidade que poucos vêem, até porque não queremos ver a pobreza na sua realidade, aonde os direitos humanos não existem, onde pessoas vivem em condições piores que animais, à margem da ilegalidade, das pessoas que são prostituídas e privadas dos direitos civis e humano. Assim o filme retrata a vida de pessoas, sobre uma trajetória reproduzida em seus cruéis detalhes, com um cunho social muito forte, pois este deixa claro que o fato de o personagem principal sobreviver provém do lucro que obtém do trabalho escravo, de uma clara falta de oportunidades para uma vida digna, e mesmo com tudo isso, se mostra um pai dedicado e que tenta oferecer na medida
...