Resenha de Area Ambiental em Serviço Social
Por: lala1313 • 9/10/2016 • Resenha • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 447 Visualizações
RESENHA
250-253
Educação ambiental: Perspectivas de atuação do assistente social.
LEMES, Liliane Alves; KAMIMURA, Ana Lúcia Martins. Educação ambiental: perspectivas de atuação do assistente social. Revista da Católica,Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 250-264, 2009 – catolicaonline.com.br/revistadacatolica
Por Gabriela Lorrany Coelho Ribeiro¹
Laís Ribeiro Rangel²
Liliane Santos Laurindo³
Livya Ferreira Rodrigues4
Sthéfany Gomes Dias5
O assunto sobre a importância do meio ambiente no Brasil tem como objetivo compreender o papel do assistente social neste contexto socioambiental. O assistente social é um profissional que pode contribuir para o processo de educação ambiental, que vai tentar resgatar a história, o estudo, a valorização e participação do ser humano no meio ambiente.
Para refletir sobre as questões ambientais é necessário questionar até que ponto o homem vai continuar destruindo um recurso natural que não é individual e sim de toda a população? Se alguns recursos naturais não são renováveis, por que degradar? Por que nem todas as pessoas se envolvem com as causas ambientais? Qual o valor de meio ambiente em suas vidas?
Para responder tais perguntas, é preciso entender que a ciência e a tecnologia foram se desenvolvendo a favor do mercado econômico para dominar a natureza e assim prevalecendo a conquista do lucro a qualquer preço e não se preocupando com questões ambientais. E para explicar essa teoria pode-se usar como exemplo o caso da criação do DDT (Diclorodifeniltricloretano), que foi um inseticida muito usado na Segunda Guerra Mundial para proteger os soldados contra os insetos, e mesmo após a reflexão sobre os danos causados pelo produto no ambiente e a condenação do mesmo pela ciência as empresas de fabricação continuaram vendendo para
Pg 250-264 Revista da Católica, Uberlândia, nº2, 2009
253-258 Gabriela Lorrany Coelho Ribeiro¹
Laís Ribeiro Rangel²
Liliane Santos Laurindo³
Livya Ferreira Rodrigues4
Sthéfany Gomes Dias5
países menos favorecidos. Esse fato mostra que os países desenvolvidos investem em fórmulas e testam produtos em países subdesenvolvidos, se importando apenas com seus habitantes e esquecendo dos danos que podem
ser causados as demais populações e o meio ambiente.
Na ética ambiental e o debate histórico do meio natural, o autor Gomes (2001, p. 18) reflete que a formação cultural brasileira está arraigada de preconceitos e julgamentos precipitados.
A ética ambiental é uma forma de resgatar a justiça para com o meio ambiente e a sociedade. Assim, a ética torna-se meio e não fim, ou seja, torna-se um instrumento de conhecimento utilizado no processo aprendizagem e é por meio da ética, que o ser humano consegue obter um aprofundamento dos seus conhecimentos.
O debate no final da década de 1960 sobre a relação entre meio ambiente e crescimento econômico se resume na preocupação em limitar o crescimento, e a preocupação com o meio ambiente foi oriunda dos países desenvolvidos como forma de frear ascensão do Terceiro Mundo, refletindo criticamente o papel do homem e sua interferência nos meios naturais.
A reflexão sobre a historicidade, em nível global se preocupam com o meio natural, podendo afirmar que o tema ainda está em constante discussão.
É importante analisar sobre a participação e envolvimento do mundo no processo de cuidados com o meio ambiente, pois suas ações para suavizar os problemas ambientais, acabam sendo bem menores do que o estrago que já causaram ao meio natural.
...