Resenha do filme um sonho possivel
Por: Ana Félix • 29/3/2016 • Resenha • 527 Palavras (3 Páginas) • 4.118 Visualizações
[pic 1]
Resenha: Filme Um Sonho Possível
O filme é baseado em fatos reais, sobre a vida de um rapaz negro e pobre, cujo o mesmo tem sua vida desestruturada devido as várias prisões de sua mãe, o rapaz chama-se Michael Oher. Devido sua mãe ser usuária de drogas ele foi tomado pelo conselho tutelar americano quando pequeno e passou a ser responsabilidade do Estado, que passa o jovem de mão em mão sem saber ao menos o que vem acontecendo em sua vida conturbada.
Michael Oher tem sérias dificuldades na escola, onde foram passando-o de ano para não terem o trabalho de reintegrá-lo a uma vida melhor. Apesar de todas as dificuldades por ele passada, ele ganha por indicação do pai de um “amigo”, ao qual ele dormia no sofá de sua casa, uma bolsa para estudar em uma conceituada escola católica. Deste momento em diante ele começa a ficar mais perdido, pois a escola não possui negros, são pessoas de classe média alta, como ele discrimina em um texto: “Paredes Brancas”. Ele retrata como se sente, descreve que não consegue aprender sozinho e que não fazia ideia do que os professores falavam.
Nesse processo de adaptação Michael acaba conhecendo uma senhora chamada Leigh Anne, uma conceituada arquiteta casada com um ex-jogador de basquete, no qual seus filhos SJ e Collin estudam na mesma escola que ele, ela acolhe Michael em sua casa, trata-o como um filho, chegando a adotá-lo e transformando de vez sua vida. Ensinando e apoiando em decisões para seu futuro, auxiliando-o em seus estudos, incentivando suas melhores qualidades, descobrindo talentos que nem ele mesmo sabia que possuía e principalmente dando o afeto que o mesmo nunca havia recebido em toda sua vida, inserido em um ambiente que até então desconhecido para ele, ambiente este chamado família. Anne desmitifica os medos e inseguranças que Michael sentia, aflorando seu instinto protetor.
Este filme mostra o preconceito que ainda existe nos dias atuais, a falta de oportunidades para os jovens pobres nos quesitos de educação, esporte, integração social ainda é significativa. O preconceito esta enraizado nas pequenas coisas cotidianas, passados de geração para geração. O respeito com o outro tem que partir primeiro de dentro do nosso lar, esta forma de pensar que a família que acolheu Michael apresenta no filme, isso quer dizer que podemos fazer a diferença, trazendo para o lado do assistente social, nós realmente podemos fazer um sonho possível na vida das pessoas, não sendo assistencialistas, mas com programas e projetos que integrem não apenas os jovens mas a família como um todo, trazendo para essas pessoas novas perspectivas de vida.
O resultado da transformação de vida que o protagonista do filme encontrou, que devemos levar para os nossos assistidos, mesmo com todas as dificuldades que eles tenham ou possam ter, apesar de todo o preconceito e exclusão social, podemos orientá-los para uma grande mudança de vida, apresentando todas as saídas para que eles não venham desistir ou desacreditar em uma sociedade melhor. Michel teve tudo para dar errado na vida mas houve pessoas que acreditaram ,incentivaram, viram seu potencial e não desistiram dele. Acreditar nas pessoas deve ser nosso lema.
...