SERVIÇO SOCIAL: Gravidez Precoce
Por: neeiva • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.103 Palavras (13 Páginas) • 731 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NEIVA NICÉIA DE OLIVEIRA CAMPOS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
[pic 3]
Porto Velho
2015/2
NEIVA NICÉIA DE OLIVEIRA CAMPOS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatísticas e Indicadores Sociais; processo de Trabalho e SSOC e Comunicação na Prática do Assistente Social.
Prof. Amanda Boza; Clarice Kemkamp e Valquiria Caprioli.
Porto Velho
2015/2
Sumário
- Introdução......................................................................................................4
- Delimitação do problema ...............................................................................5
- Objetivos........................................................................................................5
- Objetivos Gerais ......................................................................................5
- Objetivos Específicos ..............................................................................5
- Justificativa ....................................................................................................5
- Metodologia ...................................................................................................6
- Revisão Bibliográfica .....................................................................................6
- Cronograma da Pesquisa ..............................................................................8
- Orçamento .....................................................................................................8
- Resultados Esperados ..................................................................................9
- Referências ................................................................................................10
1.Introdução
A adolescência é um momento de transição da infância para a vida adulta, esta fase é marcada por várias descobertas uma delas é a sexualidade que se não for abordada de forma correta trará grandes problemas para a adolescente. Apesar de tanta informação a grávidez precoce tem sido um dos fatores que mais atinge os jovens.
Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL 1989) Através do programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) a grávidez na adolescência é um fator universal que corresponde a uma grávidez compreeendida entre os dez e vinte anos de idade incompletos de uma jovem, dependendo do país e cultura em que esta se encontra, sendo agravada ainda mais pelas sequelas da estrutura familiar, este é um problema que deve ser enfrentado não só pela familia mais por todas as esferas da sociedade, pois este fenomeno gera diversos problemas sociais para a mãe adolescente e para o pai quando este também é adolescente, as responsabilidades vem antes da hora, e faz com que as transformações que seriam normais na adolescência cheguem junto com as da gestação causando uma confusão de emoções.
A gravidez precoce origina várias consequências nos adolescentes: grande evasão escolar tanto para as mulheres como para os homens, que vão em busca de emprego visto a responsabilidade de manter um novo lar, ou partilhar despesas com seu genitor, lancam-se no mercado de trabalho com baixo grau de instrução e consequentemente menor qualificação profissional; aumento do envolvimento masculino com o mundo das drogas, tanto como usuário ou como traficante, por causa da pressão financeira e social em gerar a “qualquer preço” o sustento da família.
As mães adolescentes enfrentam dificuldades em relação a seus pais que se mostram desapontados, opressão e discriminação social, possibilidade de uma segunda grávidez, isso quando as mesmas não são abandonadas pelos rapazes por não quererem assumir tão cedo o papel de pai.
Na maioria das vezes a grávidez na adolescência não é desejada e nem planejada, portanto é vista como um problema de saúde pública.
2. Delimitação do Problema
Neste projeto de pesquisa será realizado uma análise sobre o tema grávidez na adolescência.
3.Objetivos
3.1 Objetivos Gerais
Analisar as consequências de uma gravidez na adolescência, esclarecendo às mudanças que ocorrem com os jovens que vivem o drama de uma gravidez precoce, contribuindo com informações visando a redução dos problemas envolvendo adolescentes.
3.2 Objetivos Específicos
Levantar o perfil socioeconômico de onde ocorre o maior índice de adolescentes grávidas.
Esclarecer o assunto sexualidade, de forma clara e com conhecimento.
Trazer o adolescente para um trabalho preventivo, onde será esclarecido os métodos contraceptivos para evitar uma grávidez indesejada.
Estímular o vínculo de confiança entre pais e filhos com a finalidade de que tenha uma maior diálogo onde seja repassado informações sobre a formação sexual do adolescentes.
4. Justificativa
Na sociedade contemporânea os jovens estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo, o que torna a gravidez precoce mais comum, e na maioria das vezes os jovens não estão preparados financeiramente e nem emocionalmente para assumir essa grande responsabilidade que é ter um filho, sendo assim muitos adolescentes sem saber o que fazer findam por deixarem seus estudos, sairem de casa, abandonarem as crianças ou até mesmo cometerem abortos. Portanto, o apoio familiar e muito importante para que a criança gerada se desenvolva saudável, em um ambiente com segurança e amor.
...