SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: DENGUE • 22/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social
ANA EMÍLIA DA SILVA
EDNA ANADRADE DA SILVA
EDNA BERNARDO DA SILVA
MARIA JOSE SOARES APOLINARIO
MARIA JOSE BARBOSA MATIAS SILVA
MARIA ROSANE DE QUEIROZ MARQUES
PETRONIA MARIA CAVALCANTE
PORJETO DE INTERVENÇÃO
(ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ÂMBITO FAMILIAR)
[pic 4]
Carpina 2014
ANA EMÍLIA DA SILVA
EDNA ANADRADE DA SILVA
EDNA BERNARDO DA SILVA
MARIA JOSE SOARES APOLINARIO
MARIA JOSE BARBOSA MATIAS SILVA
MARIA ROSANE DE QUEIROZ MARQUES
PETRONIA MARIA CAVALCANTE
PORJETO DE INTERVENÇÃO
(ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ÂMBITO FAMILIAR)
Trabalho a ser apresentado ao Curso de Serviço Social 6º Semestre da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Estágio Curricular Obrigatorio II, Oficina de formação: projeto de intervenção, e Instrumentalidade no Serviço Social, Planejamento Social, e A Realidade Regional e o Serviço Social.
Orientador: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli, e Clarice da Luz kernkamp.
Carpina
2014
SUMARIO[pic 5]
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1Identificação............................................................................................................5
2.2 Justificativa.............................................................................................................6
2.3 Objetivos.................................................................................................................7
2.4 Metas......................................................................................................................7
2.5 Procedimentos metodologicos...............................................................................7
2.6 Requisitos técnicos ou recursos............................................................................8
2.7 Monitoramento e avaliação....................................................................................8
2.8 Conograma.............................................................................................................9
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO[pic 6]
Vivemos em uma sociedade que enfrenta todos os dias conflitos sociais que precisam ser combatidos ou minimizados, entre estes conflitos destaca-se o abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente no âmbito familiar.
Assim, o crescimento constante da violência é um problema que desafia a sociedade, educadores, psicólogos, assistentes sociais e principalmente os governantes, pois apesar de ser caracterizada como uma ação criminosa, ainda tem poucas políticas de combate, o que torna mais difícil seu efetivo enfrentamento.
Partindo desse princípio, o presente projeto de intervenção constitui-se em um desafio na superação dessa problemática no momento em que se propõe analisar a situação das crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e exploração sexual no âmbito familiar do município de Timbaúba-Pe, bem como conhecer o que vem sendo realizado pelo Município no combate a exploração e o abuso sexual, de forma que possa contribuir para a formação e informação do assistente social , e enriquecer a prática levada para o enfrentamento do problema, da denúncia ao anúncio e orientações sociais que volte para a formação cidadã e superação das dificuldades de criança e adolescentes vítimas de violência sexual no âmbito familiar.
Neste sentido, a aplicação do projetode intervenção busca favorecer a formação profissional promovendo ao acadêmico traçar diálogo e analisar a realidade do trabalho desenvolvido durante os estagios I e II, os quais servirão de base para trabalhar com crianças e adolescentes abusadas sexualmente as quais apresentam comportamentos que implicam no desenvolvimento, pois, parte-se da hipótese de que as crianças e adolescentes que vivem situações de abuso e exploração sexual têm sua infância e juventude roubadas, trazendo grandes constrangimentos e consequências para suas vidas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO
Timbaúba tem atualmente a população de 59.887 habitantes, de acordo censo 2010, o IDHM é de 0,810, area 715, 943 km² , densidade 20,7 hab./km² , altitude 820 m, clima Subtropical Cfa, fuso horário UTC-3, area 715, 943 km².
No ano de 2010 o ensino fundamental obteve matrícula de 12.542 alunos, sendo que no ensino médio totalizou o número de 8.401 alunos, no pré-escolar 4,843, constatou-se que 31.205 pessoas alfabetizadas no município, o número da população até 18 anos é de 23.493.
O Projeto será desenvolvido no Cento de Referência de Assistência Social- CRAS, no município de Timbaúba-Pe.
O CRAS- Timbaúba-Pe desenvolve ações complementares por meio de Programas de Atenção às Famílias (PAIF), como do Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada e estabelece interfaces com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros, o PAIF reforça o caráter de prevenção da proteção básica e de informação, discussão sobre os direitos sociais.
O CRAS desempenha importante papel político de transformação social, essa transformação é pela capacidade de mobilização de ações coletivas, pela representação de interesses da população e pela inovação de processos e metodologias de trabalho.
...