Servico social
Por: milly77 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.141 Palavras (13 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – 1° SEMESTRE
SAMILLY BRITO ANDRADE DANTAS
produçao textual
[pic 3]
Olho D’gua das Flores
2014
SAMILLY BRITO ANDRADE DANTAS
produçao textual
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, 1°Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Científica.
Orientado pela Professores Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro
Olho D’gua das Flores
2014
SUMARIO
Introdução------------------------------------------------------------------------------ 1
Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------2
Revisando a história das lutas sociais no Brasil---------------------------------2
Greves operarias do inicio do século XX------------------------------------------2
Passeatas dos 100 mil-----------------------------------------------------------------4
Comicio das diretas já------------------------------------------------------------------5
Impeachment de Collor (1992)-------------------------------------------------------6
Os protestos no brasil em 2013 ------------------------------------------------------7
Essas manifestação se faz devido a não pratica de justiça social no País--7
Conclusão---------------------------------------------------------------------------------8
INTRODUÇÃO
A historia e vários países foram e são marcados por protestos e manifestações sociais, e no Brasil por ser um pais democrático não é diferentes. Esses acontecimentos existem desde os primórdios da sociedade contemporânea e foram marcados por vitórias e conquistas. Porém em cada década surgem de acontecimentos distintos, mas com a mesma acepção, o povo brasileiro e agindo politicamente mostrando sua insatisfação e lutando pelos seus direitos e, para a melhoria do seu país.
Ao decorrer desse trabalho mostraremos a importância desses movimentos em nosso país, citando alguns que mudaram o nosso Brasil, e não deixando de enfatizar as características marcantes que ocasionaram tais atos que retrataram a indignação dos cidadãos e o seu desejo de uma reforma politica.
Discutiremos também a causa desses manifestos, que estar diretamente ligados a falte de justiça social no Brasil com isso aumentando a desigualdade social e a marginalidade no país.
DESENVOLVIMENTO:
REVISANDO A HISTORIA DAS LUTAS SOCIAIS NO BRASIL.
É uma fato notório que as marchas e revoltas populares existem desde os primórdios da sociedade, para iniciarmos a nossa listas de manifestações existentes temos como primícias a revolta da vacina de 10 a 16 de novembro de 1904 ( republica velha), essa ficou conhecida como revolta dupla, dos militares e do povo da cidade de Rio de Janeiro que se rebelou-se contra a vacina obrigatória, Na época a população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico, este fato desencadeava constantes epidemias . A população de baixa renda que morava em habitação precárias era as principais vitimas deste contexto como sempre. O Presidente Rodrigues Alves por sua fez o queria fazer a coisa certa, porém por meios errados.
Essa manifestação levou milhares para as ruas, e a cidade virou um campo de guerra, onde os cidadãos brasileiros incluindo os estudantes da escola militar da Praia verde tentaram afastar o presidente do poder. Toda essa rebelião Tiveram 3o mortos e 110 feridos. E valido ressaltar que ao passar do tempo as pessoas estavam vendo o ciclo da doença aumentar e eles próprios foram atrás da vacina para se vacinar.
GREVES OPERÁRIAS DO INICIO DO SÉCULO XX
Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um eventual operário com mais de 100 mil trabalhadores, constituindo a grande maioria empregada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesse conjuntura que as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social coexistiram com perspectivas políticas mais incisivas que lutavam contra a manutenção da propriedade privada e do chamado “Estado Burguês”.
Em medos dos anos de 1903 e 1906, as greves eram de menor expressão, os manifestantes se agrupavam contra os grandes centros industriais. Tecelões, alfaiates, portuários, mineradores, carpinteiros e ferroviários foram os iniciantes a demonstrar seu descontentamento sobre os abusos que sofriam com a falta de direitos do trabalho. . Notando a consolidação desses levantes, o governo promulgou uma lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional. Essa primitiva tentativa de repressão foi imediatamente respondida por uma greve geral que tomou conta de São Paulo, em 1907.
Foi em 10 de junho de 1917, Mediante a intransigência e a morosidade do governo, que começou uma das maiores mobilizações sociais de maior envergadura da historia do Brasil Uma greve de maiores proporções e, mais uma vez, em São Paulo. Os trabalhadores dos setores alimentício, gráfico, têxtil e ferroviário foram os maiores atuantes nesse novo movimento Foi em 16 de julho do mesmo ano chegava ao fim vitorioso a maior greve operário ate então realizada. O que existia antes eram manifestações localizadas de uma ou mais categoria industriais. Tudo isso aconteceu em meia a deflagração da primeira guerra mundial, e a economia em cresce.
Nos anos de 1913 a 1915 foram de extrema movimento nos meios operários em protesto contra o desemprego e melhor qualidade de trabalho e principalmente a carestia, a situação chegou ao extremo mesmo nos primeiro meses de 1917, onde a cidade de são Paulo com 600 habitantes e quase 100 mil trabalhadores, era um barril de pólvora. Foi onde uma culminou uma serie de paralisações e protesto, o brasileiro mostra sua insatisfação toma corpo, e a greve se inicia avassaladora por diversas empresas, os anarquista logo tomam a frente das mobilizações.
...