TRABALHO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
Por: Adriannna • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
O Serviço Social é uma profissão histórica e em sua trajetória passou e passa por diversas mudanças, em seu início por estar ligada a Igreja tinha um caráter caritativo, era vista como uma profissão de ajuda, tanto ajuda material quanto ajuda no sentido de prevenção e correção.
A verdadeira intenção na época era manter a ordem social. As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no Brasil no final da década de 1930. Nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei 3252.
Sendo o Serviço Social uma profissão que está inserida em seu próprio contexto sócio histórico o profissional precisa modificar sua atuação conforme as demandas que lhe são encaminhadas. Precisa acompanhar as mudanças impostas pela sociedade e ampliar sua visão no que diz respeito as possibilidades de intervenção.
No Serviço Social existe sempre ouvimos falar sobre a diferença entre a teoria e a prática, ou seja, que a teoria é a apreensão das determinações que constituem o concreto e pratica é processo de constituição desse concreto, teoria é a forma de atingir pelo pensamento, a totalidade.
Dessa forma no materialismo histórico dialético, na pratica a teoria só pode ser a mesma, uma vez que ela é o lugar onde o pensamento se põe. A teoria quer conhecer a realidade, extrair as legalidades, as racionalidades, as conexões internas postas nos produtos da ação pratica dos homens, assim, não há como na pratica a teoria ser outra. Sendo verdadeira considerando algo pronto e acabado que se ajusta a uma prática.
O Serviço Social Contemporâneo deve levar em consideração esta realidade sócio-histórica e responder de forma ético-política às demandas que nos chegam através dessa relação sempre levando em consideração as seguintes temáticas:
- Reestruturação Produtiva;
- Políticas Públicas;
- Centralidade do Trabalho;
- Adversidade;
- Projeto Ético-político;
- Garantia de Direitos;
- Responsabilidade Social, dentre outras.
Neste contexto, enquanto assistente social, devemos romper com a visão focalista, que só olha de dentro pra fora, precisamos romper com a rotina institucional e aprender sobrea as tendências e possibilidades de inovações que podem ser impulsionadas pelo assistente.
Vale ressaltar também que o assistente social e um trabalhador, assalariado que participamos de produção e redistribuição da riqueza social através das políticas publicas.
O assistente social atua diretamente no cotidiano das classes e grupos sociais menos favorecidos, ele tem também a oportunidade de com essas demandas produzir um conhecimento através dessas experiências. Sendo o conhecimento utilizado como o seu principal instrumento de trabalho onde tem a oportunidade de utilizar diversas possibilidades da intervenção profissional.
O Serviço Social brasileiro contemporâneo é voltado à defesa do trabalho e dos trabalhadores, da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social. Busca também a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as necessidades e interesses dos sujeitos sociais.
As preocupações emergentes no âmbito do Serviço Social, exigindo novas respostas profissionais, e alterações nos campos do ensino, da pesquisa, da regulamentação da profissão e da organização político-corporativa dos assistentes sociais.
...