TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ética

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Ética e Cidadania

Questão 1:

  1.      Nós cidadãos estamos submetidos a um conjunto de normas às quais foram criadas para organizar a sociedade, limitando um poder que em tempos passados era absoluto. Partindo deste princípio, penso que é preciso obedecer às leis, sendo assim, a legislação deve ser igual para todos sem exceção.

     No ponto de vista de Aristóteles, ele defendia a idéia de um governo democrático intelectual. Segundo o filósofo, a felicidade de um Estado se pauta na forma de leis de governo que deve promover aos seus membros, para que a virtude seja alcançada.

     Sobre a divisão de poderes, não importa o sistema de governo, é necessário que haja uma lei, que haja justiça. É o filósofo é alinhado a linha de discussões e debates, e, com este pensamento acreditava que a lei é quase que universal, todos os povos precisam de uma lei para que o poder não seja administrado por alguém que vise interesses próprios.

    Na visão de Locke, o poder Legislativo é de suma importância, pois seu papel é representar o povo. A linha de pensamento liberal e seu objetivo era discutir uma via de pensamento onde o poder respeitasse o direito à vida. A lei é discutida, mas não deve ser criada por um soberano, este deve também está cumpri-la.

   E no ponto de vista de Montesquieu, ele foi o primeiro defende a idéia de que o poder não poderia ser exercido nem por uma e nem duas pessoas, o poder tem que ser exercido tripartidamente para que haja um controle; em seus escritos deixa registros que no universo há um equilíbrio, Deus é trino, os elementares, enfim, tudo é trino.

  1.   O sistema de pesos e contrapesos tem o poder de gerir, administrar, e deve seguir a lei e ao mesmo tempo obedecer ao princípio da legalidade, que vai ser dada não por uma simples lei do parlamento.

Questão 2:

  Há muitos aspectos fundamentais na formação de uma sociedade;        família é a base de tudo, uma educação pautada na harmonia, no amor e respeito ao próximo, são características importantes. Reflexões sobre a liberdade de ação e como esta deve fluir na vida do ser humano, o amor ao próximo e a igualdade de direitos deve ser registrado nesta formação. Portanto é necessário que o direito á educação, pois todo cidadão ao atingir a idade escolar deve estar matriculado em uma escola pública de boa qualidade; o que nem sempre lhe é ofertado essa condição. Desde a primeira infância com as creches que não são suficientes, devido a vários motivos, a saber: a dificuldade de tê-la em condições de uso ( quantidade insuficiente, distante da moradia do beneficiário, instalações inadequadas...)  a questão da saúde, outro fator que implica na formação da sociedade – percebo o enfraquecimento do sistema no que tange a prevenção. As instalações dos hospitais e postos de saúde em sua maioria não apresenta condições de atendimento; a alimentação que também está agregada a saúde que em sua ausência, deixa milhares de cidadãos à margem da sociedade, devido à escassez de emprego. É importante também a oferta de moradias para o povo, a instituição idealizada nos últimos anos no modelo de moradia não atende plenamente os que mais precisam, visto que depois de muita peregrinação, ao conquistar sua moradia quase sempre em local onde prospera pó tráfico. A Previdência Social deve também oferecer a população uma aposentadoria decente para que na sua idade senil possa está gozando de um bom salário e de boa saúde e outros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com