1 Guerra Mundial
Por: amandaferrazss • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 1.174 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................6
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A principal meta a ser alcançada por um professor é conseguir repassar seus conhecimentos a seus alunos de forma plausível e promissora. A História vem para desencadear entendimentos do passado e ligá-los ao presente, como por exemplo, o ensino da Primeira Guerra Mundial, visando a compreensão do que aconteceu anteriormente e como isso contribuiu positiva ou negativamente no mundo atual. Sendo assim, este portfólio vem apresentar como o professor de história deve ministrar esse assunto de forma coesa, coerente e dinâmica, levando em consideração que se deve desenvolver uma reflexão e analisar os motivos da I Guerra Mundial juntamente com os alunos em sala de aula.
2 O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
São muitas as maneiras de repassar conhecimento sem deixar a aula monótona, utilizando como métodos debates, filmes, aulas ao ar livre, em lugares históricos, entre outros, sempre com o objetivo de tornar a aula chamativa. O primeiro passo pode ser dado exibindo uma visão geral sobre a Primeira Guerra Mundial: “O clima era de segurança e otimismo na Europa no final do século XIX, uma vez que acreditavam ter dominado definitivamente os outros continentes. Porém, a realidade era completamente diferente do que mostravam e grandes problemas na economia estavam sendo ocultos. Quanto maior a industrialização europeia, maiores as disputas entre os conterrâneos. Houve também uma corrida armamentista e logo depois a criação da política de alianças, e por esse caminho cada sinal da crise foi tomando seu lugar”. Porém, sempre permitir aos alunos dar opiniões e sugestões sobre o acontecimento.
O segundo passo pode ser realizar um debate, dividindo a turma em grupos e passando-lhes temas que foram essenciais para que a Guerra se realizasse, e cada grupo podendo perguntar sobre o tema da oposição. O primeiro grupo ficaria com a introdução sobre a Guerra, mostrando que entre os anos de 1914 e 1918 aconteceu a Primeira Guerra no Mundo, entretanto, antes disso uma grande euforia era vivida, a Bela Época, momento em que havia progresso econômico e tecnológico. Infelizmente, nada era real e na verdade uma enorme crise estava escondida pelo clima de empolgação. O segundo explicaria sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo, visto que o Imperialismo estava ligado a dois fenômenos: Investimento de capital no estrangeiro e Domínio econômico de um país sobre o outro.
Já o terceiro abordaria o Nacionalismo, que marcou a ascensão das hostilidades entre os países que participaram da I Guerra Mundial. Além disso, o discurso nacionalista serviu para fomentar a expansão territorial de alguns estados. E por fim, o quarto grupo apresentaria o final da I Guerra Mundial e como ela contribuiu para o desenvolvimento tecnológico, uma vez que em 1917 os EUA entraram na Guerra, do lado da Tríplice Entente, o que foi crucial para a vitória dos mesmos. Vale salientar que as mais importantes inovações tecnológicas militares aconteceram durante a Primeira Guerra Mundial, foram usadas dois tipos de aeronaves, um submarino, tanques, gás tóxico, metralhadoras, artilharia e altos explosivos e comunicações eletrônicas. Porém, tudo que há algo positivo também apresenta o negativo, uma vez que a tecnologia aumentada na Primeira Guerra Mundial tinha ampliado grandiosamente o potencial da humanidade para matar. A Liga das Nações tentou resolver as disputas internacionais pacificamente, mas as penalidades arrecadadas contra a Alemanha foram muito severas, sendo assim, ficou óbvio que os conflitos ao invés de estarem acabando, estavam apenas no começo.
...