7º TEMA: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Casos: 7º TEMA: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIONEY • 12/4/2014 • 404 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
RESENHA
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 8, ed. São Paulo: Cortez, 1993.
7º TEMA: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
No sétimo tema do livro acima citado do autor o mesmo relata o problema da formação do educador, onde direcionar especialmente o educador de adultos, pois é da mais alta importância, e também esclarece que existem dois processos educacionais em curso na consciência social, onde o primeiro e a consciência ingênua onde o autor considera com educação nada mais do que o primeiro, e o esforço principal da educação deve consistir em retirar o aluno, e principalmente o aluno se prepara para ser professor, das influências do meio e capacitá-lo somente para a instrução técnica, para o desempenho de suas funções, já o ponto de vista da consciência critica é o oposto, onde o autor alega que não haverá verdadeira função do professor senão mediante a intensificação das influências sociais e compreensão cada vez, mas clara que o educador tenha de que sua atividade é eminentemente social, influi sobre os acontecimentos em curso no seu meio.
De um modo geral o autor faz um questionamento com relação à formação do educador, perguntando essencialmente “Quem educa o educador?”.Lembra também que do ponto de vista da consciência crítica não existe uma verdadeira função do professor a não ser diante da intensificação das influências sociais (acima citado). Logo, é a sociedade quem dita tipo de concepção que cada educador deverá ter dentro do seu exercício profissional. Por isso, a própria sociedade está sempre delegando os alguns de seus membros a função de educar os jovens e adultos.
Portanto, o educador deve ter, sempre, a compreensão de sua formação de que tipo de sociedade ele participa, a qual atua de forma indireta e diretamente na sua formação. Nesse ponto, diz que a sociedade educa o educador dentro de um processo complexo, cada vez crescente. Mas, verdadeira condição para o aperfeiçoamento do educador se encontra não somente na sensibilidade de estímulos, mas antes de tudo na consciência de sua natureza inclusa como sabedor e como não poderia deixar ser, como um ser crítico.
Portanto, um povo consciente e educado, conhecedor dos seus direitos e deveres é um povo que se mobiliza na aquisição de mais direitos na expectativa de melhoria da vida individual e social. Por isso, é papel fundamental da sociedade criar mecanismos que propiciem ao seu povo a liberdade de tornar esclarecido e construtor da vida social para o social.
...