A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Artigos Científicos: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani_spereira • 2/11/2014 • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 Os desafios da escola inclusiva Erro! Indicador não definido.
2.2 Preparo dos docentes a educação inclusiva Erro! Indicador não definido.
3. CONCLUSÃO .........................................................................................................5
REFERÊNCIAS............................................................................................................5
1 INTRODUÇÃO:
A legislação da educação inclusiva é importante para os alunos com necessidades especiais.
A lei que dá direto a todos terem acesso a educação regular começou em 1988 no artigo Art. 205: A educação dá direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. / Art. 206: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; / Art. 208: O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade. / Art. 213: Os recursos públicos serão destinados às escolas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: I – comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação.
O Ministério da Educação iniciou o programa em 2003, com o objetivo de incluir crianças e adolescentes com deficiência ao sistema educacional e conta atualmente com a adesão de 144 municípios que atuam como multiplicadores da formação para mais 4.646 municípios da área de abrangência.
No município onde resido há escolas que estão se estruturando para receber esses alunos com deficiências, mas mesmo fazendo adaptações é necessário capacitar professores para que possam lidar com essas deficiências.
Observei que grandes partes dos professores não estão aptos para receber certos alunos com deficiência como auditiva, por exemplo, pois não há profissionais que dominam a linguagem dos sinais. E na sua estrutura há escadas que não dão acessos a crianças que utilizam cadeira de roda.
Na escola onde trabalho, essas dificuldades citadas acima estão muito presentes, porém há professores se qualificando e quando há alunos cadeirantes levamos esse aluno no colo para ele ter acesso a sala de aula, mas entendo que isso pode ser um pouco constrangedor para o mesmo.
É louvável ver que alguns municípios estão capacitando seus docentes para receber esses alunos. Os funcionários de 18 unidades entre gestores, professores e funcionários de apoio de creches e escolas, de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal, participaram do evento de capacitação para inclusão na educação regular.
O objetivo foi quebrar os mitos e derrubar os preconceitos que impedem o acesso de pessoas com deficiência à escola, bem como dar oportunidade a todos os parceiros das unidades escolares daquela região de fazer uma reflexão acerca das práticas inclusivas, desde a abordagem das políticas públicas e definição do público-alvo da Educação Especial, até as adequações curriculares, avaliação, entre outros.
Quase 200 profissionais partilharam saberes e experiências e todas as escolas participantes receberam um kit de livros e revistas sobre educação inclusiva, DVD com material instrucional e livros em Braille para enriquecerem o acervo de suas salas de leitura.
Ao final do evento, os participantes avaliaram positivamente o encontro, demonstrando sua satisfação através de depoimentos unânimes de que adquiriram novas perspectivas sobre a educação inclusiva.
2 DESENVOLVIMENTO
A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
2.1 OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para que haja educação inclusiva de verdade no ensino regular é necessário o envolvimento dos familiares, da escola, do aluno e dos professores.
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito
...