A CURA ATRAVES DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS
Por: graciene.delgado • 1/9/2019 • Resenha • 595 Palavras (3 Páginas) • 633 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno (a) Graciene Delgado de Oliveira
Trabalho da disciplina Rede Territorial de atenção Psicossocial e a Intersetorial Tutor: Prof. Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho
Rio de Janeiro
2019
A CURA ATRAVES DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS
Referência:
HILL, Paul J. A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Harvard Business School,10/2013. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0074/Biblioteca_40414/Biblioteca_40414.pdf.Acesso em: 10/06/2019.
Introdução
Uma escola de stand -up foi criada em Regina, cidade do canada com intuito de dar oportunidade a pessoas que sofrem com algum transtorno mental de aumentarem sua autoestima e suas habilidades e ao mesmo tempo ajudar as pessoas em sofrimento mental a enfrentarem o preconceito e a discriminação relacionada com a saúde mental que elas próprias tinham e outras pessoas também.
Desenvolvimento
O fundador visionário Ian Morrison sabia por experiência própria por vivencia a importância de sua escola, sofreu de doença mental por muitos anos por isso tinha muitas expectativas para o seu programa mas também possuía uma grande preocupação e desafio pela frente pois sabia que seus recursos eram escassos e necessitava de ações que pudessem o ajudar a expandir e atender mais pessoas. Seus recursos para divulgação e publicidade era pequeno então resolveu que de boca a boa iria tentar atrair mais pessoas a assistir suas apresentações e aumentar a venda de ingresso que seu lucro era dividido entre os participantes, maioria de baixa renda.
O programa chamado de cura através do humor com início em 2009 através do riso e de atividades em grupos tinha por objetivo diminuir stress dos participantes dar a eles uma habilidade de autocontrole, de autossuficientes além de aproximá-los de outras pessoas ditas “sã” sem problemas de saúde mental, diminuindo estigmas. As aulas eram gratuitas e semanais voltadas aqueles que estavam em tratamento e desejavam lutar contra estigmas da doença mental, as turmas eram pequenas mas o objetivo era aumenta-las, muitas eram os relatos de estigmas de amigos, familiares pessoas próximas e esse tipo de problema causa mais danos que a própria doença.
Ocorriam quatro vezes ao ano uma apresentação em um estabelecimento comercial que previamente divulgava em seu site oportunidade que os alunos tinham de superar medos e pôr em pratica o que aprenderam em aulas.
Conclusão
A luta para mudança de atitudes e estigmas foi que motivou a criação e a persistência em manter em funcionamento a escola pois ainda que com recursos escassos era possível colher bons frutos das aulas da escola de stand up, o entendimento do seu criador que somente através da educação e do contato entre as pessoas esse quadro poderia ser mudado contribuiu para seu sucesso.
...