A General Electric Company, também conhecida por GE
Artigo: A General Electric Company, também conhecida por GE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gillucas • 9/10/2013 • Artigo • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 539 Visualizações
CASO GE CELMA
Introdução
A General Electric Company, também conhecida por GE, é uma empresa multinacional americana de serviços e de tecnologia. Foi a empresa de maior papel no esquema internacional do Cartel Phoebus. A divisão de produtos para a saúde da empresa é a GE Healthcare.
Fundada por Thomas Edison em 1878 com o nome de Edison Electric Light Company.
Um ano depois, em Nova Jersey (EUA), Edison inventa a primeira lâmpada incandescente com filamento de carbono comercialmente viável. Ainda em 1879, Edison e sua equipe desenvolve o primeiro dínamo, capaz de fornecer energia elétrica para um bairro inteiro.
No próximo no (1880), Edison registra a patente de sua lâmpada incluindo as características fundamentais da lâmpada por filamento de carbono. Ainda neste ano, ele aumenta a vida útil das lâmpadas para 600 horas de duração.
Em 1882 Thomas Edison lança seu primeiro negócio de energia e constrói a primeira Central de Energia dos Estados Unidos, em Nova York (EUA), com o nome de Edison Electric Illuminationg Company.
Oito anos depois (1890) a primeira fábrica de lâmpadas incandescentes é fundada em Menlo Park, Nova Jersey (EUA).
Em 1892, já nas mãos de J. P. Morgan, principal patrocinados/investidos de Thomas Edison, nasce a General Electric Company a partir da fusão entre a Edison General Electric Company e a Thomson-Houston Company.
Dois anos depois, em 1900, é registrada a marca GE (monograma/logotipo/logomarca) como conhecemos até hoje.
Desenvolvimento
As tecnologias GE ajudam a desenvolver diversas indústrias ao redor do mundo. Em nossos Centros de Pesquisas desenvolvemos inovações para as áreas de iluminação, transporte, aviação, saúde, geração de energia, petróleo e gás e tratamento de água que ajudam a transformar as cidades ao redor do mundo.
“Nossos colaboradores são a chave do nosso sucesso”. Eles trabalham em conjunto, como uma rede global de conhecimento e aprendizado. “Nossa cultura é definida pela diversidade, pelo diálogo aberto e respeito mútuo, bem como por objetivos claros e liderança eficaz”. Afirma o Gerente de Recursos Humanos da empresa.
Responsabilidade Social e Ambiental
Energia elétrica que vem do lixo:
Você deve estar achando estranho, mas é isso mesmo. É possível extrair eletricidade do lixo que produzimos no nosso dia-a-dia. E melhor: nós da GE estamos fazendo isso. Uma tecnologia da Divisão de Motores a Gás da GE Energy transforma parte dos resíduos produzidos nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) em eletricidade. Atualmente, nossa capacidade instalada é de cerca 28 MW nessas duas cidades. Essa quantidade de energia elétrica é capaz de abastecer cerca de 50 mil casas. Mas, você ainda deve estar se perguntando: como é possível transformar lixo em eletricidade? Essa possibilidade existe graças à tecnologia dos motores GE Jenbacher, que utiliza o gás metano gerado nos aterros sanitários como combustível e o transforma em energia elétrica. Aterro sanitário é o local para onde vai grande parte do lixo produzido numa cidade. Após cerca de 3 anos, a decomposição desse lixo começa a produzir gás metano em quantidade suficiente para ser utilizado como combustível. A legislação ambiental brasileira exige que este gás metano seja queimado antes de ser lançado na atmosfera. De parcerias firmadas entre a GE e empresas operadoras ou proprietárias de aterros sanitários, estão nascendo projetos que permitem que o metano que deveria ser queimado seja usado para gerar energia elétrica
Água limpa nos rios de Campinas:
Uma tecnologia desenvolvida pela GE vai ajudar os moradores da cidade de Campinas (SP) a terem certeza que estão cuidando bem da sua água e do meio ambiente. Trata-se das membranas de ultrafiltração ZeeWeed®, desenvolvidas para garantir uma filtração de alta qualidade que separa partículas, bactérias e vírus do esgoto que está sendo tratado. Essa tecnologia já está sendo usada em aproximadamente 650 estações de tratamento de esgotos e efluentes industriais ao redor do mundo e é uma das mais avançadas que existem no mercado. Aqui no Brasil, ela será aplicada no projeto denominado Capivari II, coordenado pela SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ),
...