A INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NÍVEIS ESCOLARES
Por: brendaw • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluna:
Patricia dos Santos RA 1527350
POLO
CAÇADOR SC
2015
EXPLIQUE DE QUE FORMA A INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NÍVEIS ESCOLARES PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MELHOR PARA O FUTURO.
A educação ambiental tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambientes e aptos a tomar decisões em conjunto sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Essas atitudes para melhor a vida de toda uma população devem vir de todos, classe alta, média e baixa, de quem tem formação acadêmica e até daqueles de nível escolar baixo. Esses inclusive se devem uma atenção maior ainda, afinal ajudar na melhoria de uma sociedade, tornando a mais igual para todos influenciaria totalmente na vida deles.
Sempre há tempo em termos de educação ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante.
A escola dentro da educação ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que levem o mesmo a uma convivência com o ambiente e as demais espécies que habitam o nosso planeta.
Desde o inicio da vida escolar as pessoas deveriam compreender a real importância de manter, cuidar e proteger nosso lugar, nosso mundo para ter uma vida melhor, mais justa e tranqüila além de deixar para as futuras gerações o melhor do nosso planeta e também idéias para que com o passar dos anos as melhorias aconteçam com mais freqüência e naturalidade, afinal hoje muitos ainda entendem a educação ambiental, a preservação do nosso mundo como algo inútil e não demonstram nenhum interesse no assunto. Mesmo isso existindo vemos uma melhora considerável de uns anos para cá.
O tema educação ambiental vem ganhando força como questão de cidadania local e planetária fazendo parte das preocupações do dia a dia de pessoas comuns e cada vez mais a questão ambiental tem sido abordada pelos governos, empresas, movimentos sociais enfim de uma infinidade de setores que interferem no ambiente.
Para melhor conhecer o ambiente em que vive, ele precisa ser ecologicamente alfabetizado. Quanto à alfabetização ecológica, Capra (1996, p.231) afirma que “ser ecologicamente alfabetizado, significa entender os princípios de organização das comunidades ecológicas (ecossistemas) e usar esses princípios para criar comunidades humanas sustentáveis.”
Educação Ambiental é um processo que parte de informações ao desenvolvimento do senso crítico e raciocínio lógico, inserindo o homem no seu real papel de integrante e totalmente dependente do ambiente mudando os valores tanto no que se refere às questões ambientais como econômicas, culturais, sociais, políticas e éticas, o que leva à melhoria da qualidade de vida que está de forma direta ligada ao tipo de convivência que mantemos com a natureza e que implica atitudes, valores e ações.
Referências
...