A Importancia Do Orçamento Na Gestão Financeira
Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Do Orçamento Na Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ABC156398 • 28/4/2014 • 3.296 Palavras (14 Páginas) • 629 Visualizações
SUMÁRIO
1.
5.A importância da tributação para elaboração da tributação do orçamento operacional................12
6. As demonstrações contábeis e suas contribuições para o orçamento.......12
7. As contribuições dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus........realizado.......13
8.Conclusão.......................................................................................................14
9. Referência..........................................................................................................15
1.INTRODUÇÃO
Esta produção textual descreve sobre alguns conceitos de orçamento, sua importância e vantagens na organização, apontando os principais tipos do mesmo. Expressando pontos imprescindíveis do orçamento mestre por quem por quem é feita a sua utilização.
O texto revela também sobre orçamento operacional demonstrando a importância da tributação para elaboração do orçamento operacional, fundamentado em pensamentos de teóricos, apontando as demonstrações contábeis e suas contribuições para o orçamento.
Enfim, este portfólio individual encerra pontuando as principais contribuições dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus realizado.
2. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO.
2.1.CONCEITO DE ORÇAMENTO
Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente não são feitos para um ano de prazo.
Este documento permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos, para melhor compreensão e controle; os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.
De acordo com Santos (2009 p.116)
“o orçamento é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Orçamento proporciona uma medida dos resultados financeiros que uma empresa espera ter de suas atividades planejadas.”
Porém nenhuma empresa planeja fracassar,portanto, muitas delas que fracassam falham em seus planejamentos.
O orçamento também é considerado um projeto detalhado dos resultados de um programa oficial de operações, baseado em uma eficiência razoável. Ele tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia, como cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto: “o padeiro esteve aqui na padaria e disse que orçamento da festinha de aniversário do meu filho custará em torno de R$ 1.700,00“.
Neste sentido, o orçamento é a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, ou de uma família, podemos exemplificar com uma renda familiar, que ao ter uma quantia de despesas mensais, esta não pode exceder o valor de sua renda, caso contrário esta família acabará adquirindo dívidas. No entanto, desenvolver um orçamento poderá ajudar nestes casos, a controlar a economia da família.
.
2.2 As vantagens do orçamento pra organização
Orçamentos é uma parcela significativa da maioria dos sistemas de controle da administração quando administrado sabiamente, um orçamento apresenta várias vantagens tais como:
Conhecimento: podes saber sempre com algum rigor o estado das tuas finanças, funcionando como instrumento de auto e educação que mostra como gastas os teus recursos;
Controle: com um orçamento podes controlar os teus gastos,ajuda-te a decidir com alguma exatidão a forma como aplicar os teu dinheiro;
Organização: mesmo o orçamento mais simples permite sistematizar ou dividir os recursos por categorias de despesas e poupanças;
Aproveitar as oportunidades: sabendo quanto tens de forma exata pode aproveitar uma oportunidade que surja de forma inesperada;
Comunicação: quando um orçamento é familiar permite que toda a família participe na sua elaboração, podendo então discutir as prioridades;
Ganhos de tempo: a maior organização das despesas resultante da elaboração do orçamento permite, a prazo, poupar tempo;
Ganhos monetários: uma maior racionalização das despesas resultante da elaboração de um orçamento vai permitir poupanças adicionais que poderão se aplicadas por forma a gerar um rendimento extra.
Enfim, o orçamento vem a impulsionar um planejamento e a implementação estratégica de planos, proporcionando uma estrutura para a avaliação do desempenho que motiva administradores e funcionários dentro de uma empresa.
2.3.Os principais tipos de orçamento.
Orçamento Rolling ou Contínuo onde se analisa durante aquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12meses, sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado.
Este orçamento é utilizado em empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.
Orçamento Flexível
Este orçamento vem auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando
...