A Obtenção Dos Principais Componentes Do Ar
Pesquisas Acadêmicas: A Obtenção Dos Principais Componentes Do Ar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bianca19997 • 29/10/2014 • 238 Palavras (1 Páginas) • 568 Visualizações
- Primeiramente o ar seco é convertido em ar líquido através doresfriamento a – 200 °C;
- O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento;
- Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente
é fracionado de acordo com sua T. E. Remover os gases reativos (N2, O2, CO2, CO e outros) do ar é relativamente fácil, mas as mistura de gases nobres são mais lentas. Assim são liquefeitos e lentamente destilados, de forma que vão escapando da mistura de acordo com o seu ponto de ebulição.
Devido à proximidade de pontos de ebulição, é mais difícil separar o Ar do O2 e o He do Ne. De forma geral, como a liquefação do ar é feita em larga escala, para obtenção de N2 e de O2, há uma produção suficiente de gases nobres – à exceção do hélio. Esse gás é produzido de forma mais barata a partir de gás natural. remover os gases reativos (N2, O2, CO2, CO e outros) do ar é relativamente fácil. Mas, e quando se chega a uma mistura de gases nobres, como é que a separação pode ser feita? É aí que entra a destilação fracionada: os gases são liquefeitos e lentamente destilados, de forma que vão escapando da mistura de acordo com o seu ponto de ebulição. A tecnologia para essa liquefação, que exige temperaturas muito baixas, foi aperfeiçoada no final do século 19.
...