A PROBLEMATICA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA NO BRASIL
Por: Cristiane Marcolino • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.373 Palavras (14 Páginas) • 697 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA LUZIA RODRIGUES LIMA
PROJETO DE PESQUISA
A PROBLEMATICA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA NO BRASIL
BETIM / 2016[pic 2]
MARIA LUZIA RODRIGUES LIMA
PROJETO DE PESQUISA
A PROBLEMATICA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA NO BRASIL
Projeto de pesquisa apresentado a Universidade UNOPAR, sob as orientações da professora: Amanda Boza.
BETIM / 2016[pic 3]
SUMÁRIO[pic 4]
1.0 INTRODUÇÃO ................................................................................................04
2.0 Delimitação e formulação do Problema ....................................................05
3.0 Objetivo Geral ..............................................................................................,05
3.1 Objetivos específicos .......................................................................................05
4.0 Justificativa ....................................................................................................06
5.0 Metodologia .....................................................................................................07
6.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...........................................................................,..08
6.1 Contextualização da adolescencia .....................................................................08
6.2 Visão geral do problema da gravidez na adolescência no Brasil .......................09
6.2 O papel da família e da escola e as consequências de uma gravidez precoce .................................................................................................................................. 10
7.0 Cronograma da pesquisa .................................................................................13
8.0 Orçamento ..........................................................................................................13
9.0 Resultados esperados .....................................................................................13
10 CONCLUSÃO ......................................................................................................14
11 REFERÊNCIAS ....................................................................................................15[pic 5]
1.0 INSTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência tem sido alvo de inúmeros estudos e reflexões na sociedade atual, isso acontece por que o número de gestantes na fase da adolescência tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, o que afeta o bem estar e futuro dos adolescentes devido sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, afetando ainda a sociedade como um todo.
Muitos debates em relação a problemática da Gravidez na adolescência vem sendo realizados, tomando principalmente como ponto central de debate, o papel da família e da escola no que se refere a educação sexual do adolescente. Acontece que a situação é mais complexa que isso, pois apesar da facilidade aos meios de prevenção, vemos que a ocorrência de casos de jovens grávidas ainda é frequente.
Por esse motivo o presente projeto de pesquisa propõe realizar uma revisão bibliográfica do assunto, realizando um estudo em artigos científicos, teses e monografias, onde estudiosos abordam o tema destacando as consequências de uma gravidez precoce indesejada na vida de um adolescente, bem como os reflexos em seu desenvolvimento social, e finalmente, abordado a importância da família e da escola em proporcionar uma educação sexual que sirva como agente transformador para esta realidade.
- Delimitação e formulação do Problema
No Brasil, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos tinham pelo menos um filho em 2010, segundo Organização das Nações Unidas (ONU) e de acordo com as pesquisa realizada pelo, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), cerca de 1,25 milhão de nascimentos que ocorrem nos países da América do Sul são de mães adolescentes (15 a 19 anos), sendo que uma em cada cinco mulheres vivendo na região será mãe antes de terminar a adolescência.
Esse relatório, leva a crer que gravidez e maternidade precoce podem trazer sérias complicações de saúde para a mãe e para o bebê, bem como impactos muito negativos na trajetória de vida de todos os envolvidos. Importante considerar ainda, que a gravidez precoce não pode ser percebida como um problema de caráter apenas individual, ou seja, das adolescentes grávidas, e nem mesmo como um problema que afeta apenas a família, trata-se contudo de uma questão social que necessita de intervenções do estado. Desse modo, ao ser percebida como um problema social, a gravidez na adolescência mobiliza a tomada de soluções, como por exemplo, campanhas de prevenção, a introdução do tema nas escolas, implementação de políticas publicas, entre outros.
Levando-se em consideração as informações citadas acima, surge a seguinte problemática de pesquisa: Quais as consequências da gravidez precoce na vida do adolescente, e qual o papel da escola e da família nesse contexto?
3.0 Objetivo Geral
Analisar as consequências da gravidez precoce, destacando a importância e responsabilidade da escola e da família como agente transformador.
3.1 Objetivos específicos
- Identificar as possíveis causas que levam as adolescentes a engravidarem;
- Investigar as consequências da gravidez vivenciada por adolescentes;
- Destacar a importância da escola e da família nesse contexto.
4.0 Justificativa
A escolha deste tema se justifica pela importância que o mesmo representa para a sociedade atualmente. Assim, em outras palavras, a problemática da Gravidez na Adolescência é muito comum no Brasil. Alguns estudiosos destacam como um problema de saúde publica uma vez que pode acarretar problemas para a mãe e a criança no que diz respeito ao desenvolvimento gestacional, bem como problemas psico-sociais e econômicos.
A gravidez precoce esta relacionada há diferentes fatores como estrutura familiar, formação psicológica e falta de perspectivas de vida, baixa instrução, questões econômicas, entre outros. Por estas razões é importante conhecer de forma mais aprofundada os fatores que norteiam essa problemática, e ainda entender o papel da escola e da família no processo de transição do indivíduo da infância à fase adulta.
...