A Realidade do Capitalismo
Por: MiguelNeto22 • 22/2/2017 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
A Realidade do Capitalismo
O documentário de Michael Moore, é uma afronta para quem acredita neste tipo de capitalismo injusto, que leva a humanidade à uma calamidade sem fim. Com muito senso de humor ele mostra como o capitalismo criou uma enorme ilusão nos Estados Unidos após o final da segunda guerra mundial e foi esse modelo de “capitalismo dos sonhos” que eles exportaram para o mundo durante décadas como se fosse o ideal de sociedade a ser atingida por todos. Mas o que já era mentira, a história confirmou. Surgiu uma nova crise imobiliária financeira, muitas pessoas refinanciaram suas casas, mal eles sabiam que estavam prestes a cair numa cilada. A ganância por trás dos bancos e financiadoras, foi tão grande em cobrar altíssimos juros que o número de inadimplentes aumentou, causando colapso na economia americana.
A propaganda mentirosa levava as pessoas a investirem na bolsa de valores e gastarem seu dinheiro no cassino da mesma, uma jogada inteligente do mundo capitalista. O filme nos mostra a realidade e o sofrimento daqueles que foram enganados por esse sistema. Moore ainda ressalta sobre a impossibilidade de erradicar o capitalismo sem perseguir e criminalizar os pobres, mas se por um lado alguns defendem o capitalismo alegando que na era capitalista as pessoas não respeitam mais os costumes, a moral e a ética mas sim o status que cada pessoa tem perante a sociedade.
O intelectual e sociólogo Max Weber considerava que o avanço da racionalidade como uma decadência geral, e foi o que vimos no documentário Capitalismo: Uma História de amor. O capitalismo é uma forma de dominação racional essa forma de organização baseia-se em normas, e a racionalização que está nela escondida reduz a importância de outras influências. Ele apontou no tipo de dominação baseada na organização burocrática é que o centralismo decorrente da racionalização chegaria a superar os próprios valores democráticos. Weber acreditava que a racionalização iria acentuar nas sociedades onde a propriedade dos meios fosse coletivizada com a finalidade de obter o máximo de lucro, as empresas capitalistas organizam de forma racional o trabalho e a produção.
...