TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE CAPITALISTA, SUAS CONTRADIÇÕES E OS DESAFIOS

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A sociedade vem passando por rápidas transformações. Neste contexto, os assistentes sociais são chamados a todo o momento, a intervir em diversas situações, onde é necessário possuir conhecimentos específicos e interdisciplinares.

O profissional deve ser capaz de efetuar uma reflexão crítica a respeito das desigualdades sociais existentes na sociedade capitalista, suas contradições e os desafios impostos que terá de enfrentar.

A questão social é o instrumento de trabalho do assistente social, que deve sempre que necessário analisar de maneira crítica as situações identificadas em seu cotidiano de trabalho e buscar iniciativas de enfrentamento para a problemática existente.

A SOCIEDADE CAPITALISTA, SUAS CONTRADIÇÕES E OS DESAFIOS DA DESIGUALDADE SOCIAL E DE DIREITO.

O capitalismo é um sistema sócio econômico em que o capital e os meios de produção de bens e serviços pertencem a propriedades privadas. Sendo que o controle dos meios necessários para a produção dos bens de consumo pertence a menor parte da população e a grande maioria das pessoas vive do salário que recebem em troca de seu trabalho.

Este sistema é considerado muito desigual, pois as riquezas produzidas pelo país ficam nas mãos de poucas pessoas. Que detêm o lucro e criam grandes empresas, deixando para os pequenos uma pequena parte do mercado.

Com o sistema visa sempre o lucro, muitas das vezes os empresários não se preocupam com os trabalhadores, que trabalham em péssimas condições e recebem salários que são insuficientes para atender as suas necessidades.

Este e outros motivos vão criando um enorme poço de desigualdade na sociedade brasileira, o que não é algo recente, segundo Sikorski:

Desde sempre o Brasil é marcado por desigualdades gritantes, saltadas aos olhos desde a chegada de Portugal às nossas terras. Desigualdades estas que foram assumindo novas formas, novas roupagens, mas que nunca deixaram de existir. (1999, p. 57)

A forma de colonização brasileira, a profunda dependência externa do Brasil e o acumulo de riquezas pelas camadas mais altas do povo, a criminalidade e a corrupção que favorece o desvio de verbas públicas contribui para uma sociedade muito desigual onde as grandes cidades convivem com enormes favelas, muitas destas dominadas pela violência, onde a população sofre com péssimas condições de moradia.

No processo de elaboração do referido trabalho de pesquisa, foi realizada a análise do filme BMW vermelho, produzido no ano de 2000, demonstrando a situação da maioria das famílias brasileiras, onde as pessoas trabalham para sobreviver, muitas das vezes de maneira informal.

Certa manhã, o chefe da família é surpreendido a ser contemplado com um carro novo, de uma marca internacional muito famosa. O que era pra ser a solução dos problemas daquela família, pois a venda do veículo seria o suficiente para mudar a vida de todos, vira um grande pesadelo ao saber que não poderão vender o carro imediatamente.

Como a família é bastante pobre e vive em uma comunidade extremamente carente, o veículo passa a ter várias funções até tornar-se a moradia da família, que devido às condições precárias de sua casa, decidem mudar para o carro e vender a casa. Depois de algum tempo, o carro se torna sucata e a família fica sem teto.

A desigualdade social é uma mazela que assola toda a sociedade. O desenvolvimento proporcionado pelo capitalismo é contraditório na medida em que a classe trabalhadora, principal responsável por este desenvolvimento, não usufrui dos lucros adquiridos.

Grande parte do valor obtido na comercialização dos bens produzidos pelo sistema capitalista deveria voltar para a sociedade por meio dos impostos que são pagos pelos cidadãos ao governo que deveriam investir em benefícios para a população.

Entretanto, a população brasileira possui um baixo índice de desenvolvimento humano, a grande maioria das cidades possui deficiências na saúde, na educação e não possuem acesso ao abastecimento de água, esgoto tratado e coleta de lixo.

O estado do Pará é um dos mais ricos e promissores do Brasil, possui enormes riquezas com a extração de minério, uma imensidão de rios, a floresta amazônica e uma beleza turística exuberante. Entretanto, um estado rico possui uma população muito pobre.

Nas cidades do interior do estado, a situação é assustadora, em alguns municípios impera a corrupção e as cidades se encontram em péssimas condições de desenvolvimento, sem empregos dignos para a população.

As desigualdades sociais estão presentes a todo instante em nosso cotidiano, em se tratando das situações frequentes no cotidiano das pequenas cidades do interior, convém destacar o caso das crianças domésticas.

Estas crianças, oriundas de famílias de baixa renda de cidades do interior, são enviadas por seus pais para viver como empregadas domésticas na capital. Acreditando no sonho de um futuro melhor, vão em busca de melhorias de vida e chances de estudo na cidade grande e muitas das vezes sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com