A Teoria Das Inteligências Múltiplas (M.I.) De Gardner:
Trabalho Escolar: A Teoria Das Inteligências Múltiplas (M.I.) De Gardner:. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: obladioblada • 16/10/2014 • 459 Palavras (2 Páginas) • 538 Visualizações
A Teoria das Inteligências Múltiplas (M.I.) de Gardner:
Howard Gardner revolucionou o campo da psicologia cognitiva ultrapassando a classificação de inteligência como potencial que todo ser humano detém em maior ou menor grau, que não pode ser medida por testes padronizados. Embasado nessas ideias, Gardner desenvolveu a Teoria das Inteligências Múltiplas, na qual alegava a existência de oito especificidades de inteligências, sendo: lingüística (capacidade de usar as palavras de forma efetiva, quer oralmente, quer escrevendo), Inteligência interpessoal (capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas), intrapessoal (o autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente), Inteligência lógico-matemática (capacidade de usar os números de forma efetiva e de racionar bem), Inteligência musical (capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais, inteligência espacial (capacidade de perceber com precisão o mundo visuo-espacial) e Inteligência corporal-cinestésica (perícia no uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos).
Neste contexto a inteligência corporal-cinestésica caracteriza-se como controle dos movimentos do corpo e o manejo hábil dos objetos(tanto os que exigem motricidade dos dedos quanto os que envolvem o uso integral do corpo), com fins expressivos ou para atingir metas. A inteligência corporal completa um trio de inteligências relacionadas a objetos manipulados ou transformados: a inteligência lógica-matemática (padroniza objetos em conjuntos numéricos), a inteligência espacial (transforma objetos dentro do seu meio e de orientar-se em um mundo de objetos no espaço) e a inteligência corporal (limitada ao exercício que leva a ações físicas sobre os objetos no mundo).
A inteligência corporal-cinestésica quando impulsionada aflora o controle de partes específicas do corpo com o objetivo de resolver problemas ou criar produtos, movimentos atléticos, criativos (incluindo a capacidade de resposta física ao ritmo da música), coordenação motora e controle corporal, criatividade. Esse resultado é evidenciado em atletas, dançarinos, cirurgiões, artesãos, mímicos, inventores, atores, intérprete de linguagem dos sinais, escultores etc.
O estímulo dessa inteligência pode ser realizado através de atividades corriqueiras como: escovar os dentes e passar fio dental neles, fazer um penteado, consertar alguma coisa em casa, praticar esportes, gesticular excessivamente enquanto fala para expressar as ideias.
E ao contrário do que o senso comum afirma não há relação entre crianças hiperativas e o desenvolvimento dessa inteligência. Devemos lembrar sempre que uma atividade que estimule essa inteligência deve propor uma solução de problema em que, neste caso, o uso que se faz do corpo possa ser a solução para o mesmo.
Bibliografia:
• A teoria das inteligências múltiplas e sua importância para auxiliar nos problemas de aprendizagem (Uilma Rezende da Silva)
• Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner: Breve Resenha e Reflexões Críticas (Letícia Strehl)
• Manifestações da inteligência corporal-cinestésica em situação de jogo na educação física
...